Projeto foi encaminhado para a Câmara Municipal dos vereadores
Foto: Washington Carvalho
Trabalhadores, ex-funcionários e um grupo de apoiadores em transportes estão engajados em fazer com que a CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, extinta em São Paulo desde 1995, retome com as atividades na capital paulista. Para que haja melhorias no transporte público, sem afetar as linhas já operadas pelas cooperativas .
Para isso, diversos projetos já foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Transporte. Inclusive, uma proposta elaborada pelo vereador Elizeu Gabriel, do PSB, para que haja o retorno de pelo menos 10% da frota dos ônibus da Companhia. Além da retomada de algumas garagens: Leopoldina, Santo Amaro, Jabaquara, Santa Rita, Aclimação, Catumbi e outras. Essas garagens ainda pertencem ao patrimônio da CMTC.
Na proposta encaminhada para o Poder Legislativo, o vereador diz que “O propósito do projeto é exigir que o poder público seja, de fato, o poder concedente desses serviços de transporte, resgatando a capacidade de organizar e fiscalizar o sistema, inclusive com a obrigação de operar diretamente algumas linhas”, destaca o documento enviado como justificativa para a Câmara Municipal de São Paulo.
Nesta semana, houve uma nova reunião com o parlamentar na Sede do Sindicato de Cargas próprias. E, mais uma vez, o vereador se colocou à disposição para fortalecer a luta pela volta da CMTC.
O Presidente da Associação dos ex-funcionários da CMTC e apoiadores em Transportes, Washington Carvalho, está otimista sobre a possibilidade de a empresa retornar a circular pela capital paulista, oferecendo mais opções para o povo que utiliza o transporte e também mais geração de emprego para os trabalhadores. “Nós acreditamos que a SPTrans e a Prefeitura de São Paulo poderão acatar a sugestão feita pelo vereador Elizeu Gabriel com a diretoria da Associação dos ex-funcionários da CMTC e os apoiadores em transportes”, comentou o Presidente.