Postado por @PriscilaMortensen
Texto: PMSBC
A cidade de São Bernardo foi oficializada, nesta quarta-feira (03/07), para receber novos modelos de Transporte Coletivo, que vão beneficiar a locomoção de seus usuários, em via rápida à Capital. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, em audiência com o prefeito Orlando Morando, o vice-governador, Rodrigo Garcia, o secretário de Transportes do Estado, Alexandre Baldy, a deputada estadual Carla Morando, demais prefeitos do Grande ABC e autoridades.
Trata-se da viabilização do moderno modal BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus), que vai conectar a cidade, e as demais do Grande ABC, às estações da Linha-2 Verde de São Paulo, sendo 400 mil passageiros beneficiados, seguindo o cronograma da Linha-18. Junto com isso, foi anunciada a construção da Linha-20 do metrô, que sairá do Rudge Ramos em direção à Lapa, Capital, além da reforma de toda a linha 10-Turquesa, que passará a ter “padrão de metrô de superfície”.
“É importante lembrar que da assinatura da Linha-18 para a realidade muita coisa mudou, principalmente, a situação econômica do País. Precisamos resgatar o porquê não foi iniciada, detalhando que no início do governo Dilma (em 2014) existiam financiamentos do BNDES que não vieram. Hoje, tem apenas um contrato, sem condições de execução. O atual governo do Estado teve rapidez para solucionar os problemas de locomoção. A linha-20 é um ganho, porque vai nascer em São Bernardo. Hoje, saímos daqui com duas linhas de metrô e um BRT”, comentou o prefeito Orlando Morando.
“Hoje vamos anunciar um novo modal de transporte metropolitano no ABC. Uma decisão importantíssima do Governo do Estado de São Paulo, depois de vários anos de retardo. Será uma opção de menor custo, de menor tempo, de mais eficiência, de menos manutenção”, disse o governador Doria.
O modal BRT seguirá o projeto de ligação da estação Tamanduateí (Linha 3-Verde) até São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. O orçamento é de R$ 680 milhões e o projeto ficará pronto em 18 meses.
A proposta assinada para o Monotrilho em 2014 apresentava um orçamento de R$ 5,7 bilhões e sua conclusão em cinco anos, mas que não avançou.
“Apresentamos a solução que vai ao encontro dos anseios da região, pois na Linha 18-Bronze, se atualizarmos os custos de obras, teríamos uma obra para ser executada na ordem de R$ 6 bilhões. A solução que vai poder substituir a construção do monotrilho está na ordem de R$ 680 milhões. É uma solução de transporte público eficiente e adequado para a sociedade”, destacou Baldy.
Em agosto deste ano, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentará os dados do projeto com todos os trâmites e cronogramas previstos.