Devido à falta do medidor de luz, muitos clientes estão incomodados com o aumento no valor das contas
Foto: Milleny Rosa/Jornal União
Consumidores de energia de São Paulo e das cidades do ABC estão extremamente insatisfeitos com a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na região. Este incomodo tem sido causado devido a ausência do funcionário responsável por fazer a coleta do consumo de energia nas residências e comércios, o que segundo a população, tem feito com que os valores das contas de luz estejam mais altos comparados com a quantia de meses anteriores.
“Eu pago cerca de R$ 80,00 nas minhas contas de energia. Neste mês, veio uma cobrança de R$ 180,00. É muita coisa! R$ 100,00 a mais” declara a moradora do bairro Sacadura Cabral, em Santo André, Marilene Rocha.
Para esclarecer o porque do funcionário não ir até os locais para medir o consumo, a Enel publicou no site da Companhia uma nota afirmando que os próprios moradores e comerciantes podem realizar a leitura do medidor de energia, com o seguinte comunicado: “Para evitar contato entre leituristas e clientes, como medida de prevenção ao avanço do Coronavírus, a conta de energia será calculada por média de consumo dos últimos 12 meses. A realização da autoleitura possibilitará que a conta de energia seja calculada pelo consumo indicado pelo próprio cliente”.
E explicou como funciona este processo:
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até dois dias antes dessa data ou no próprio dia.
Por exemplo: Data da próxima leitura – 15 de maio
Período para informar os números registrados no medidor à Enel – 13, 14 e 15 de maio
Procedimento – O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para um dos canais da distribuidora listados abaixo.