Publicado por @PriscilaMortensen
Pioneiro em todo País, inclusive tendo sua atividade reconhecida pelo Ministério Público de São Bernardo, o Remando para a Vida, atua há quase 11 anos no tratamento de pacientes da rede de saúde mental, com o objetivo de promover, por meio da diversão e do Esporte, a inclusão social e a reabilitação terapêutica. Mais do que isso: o programa destaca a importância da preservação ambiental, com o recolhimento de resíduos deixado às margens da represa Billings, onde as atividades de remo são realizadas.
Com 33 mutirões realizados mensalmente desde a criação do programa, mais de 15 toneladas de resíduos sólidos e poluentes já foram retiradas da água. Morador do Parque Estoril e pescador há 40 anos na região do Riacho Grande, Lourival de Paula, 67 anos, agradeceu o carinho dos pacientes com a represa. “Sempre pesquei por aqui, e é triste ver a Billings suja. Este trabalho deve ser multiplicado, eu faço a minha parte, mas não são todos os pescadores que colaboram. Agradeço pelo trabalho realizado pela turma do remo”, falou Lourival, que também ajudou na retirada de lixo.
Coordenada por Ricardo Augusto da Costa, a ação contou com turma formada por 40 pacientes e voluntários. Segundo o coordenador, os pacientes passam a ter resultados no tratamento e a mudar comportamento “A represa oferece um consultório a céu aberto para eles. Com esta ação os pacientes retribuem o que a natureza lhes dá, de forma gratuita. Muitos acabam o tratamento e voltam como voluntário”, afirmou Ricardo.
O programa atualmente contempla todos os serviços de saúde mental do município, realizando cerca de 250 atendimentos mensais com caiaques, canoas hawaianas e pranchas de stand up paddle – iniciativa única no País, em relação às práticas integrativas complementares associadas aos tratamentos para álcool e outras drogas e diferentes transtornos de ordem psíquica.
Em tratamento há apenas um mês, Edelcio Castanho, 58 anos, não conhecia o programa até que foi encaminhado e, agora, não pensa em parar. “Eu adoro estar aqui, o clima, as pessoas, tudo me ajuda muito. Já sinto melhora no meu condicionamento físico e indiquei para outras pessoas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Acho que todos poderiam participar do Remando para a Vida para entenderem o bem que faz”.
MUTIRÃO – As atividades de limpeza da represa são feitas em parceria com as secretarias de Segurança Urbana e Gestão Ambiental, com o apoio dos salva-vidas da Guarda Civil Municipal (GCM), que garantem a segurança dos participantes durante as atividades. As atividades do projeto ocorrem uma vez por mês no Parque Municipal Natural Estoril. Interessados em participar das ações podem mandar solicitação através do e-mail: remando.vida@saobernardo.sp.gov.br.
Texto e foto: PMSBC