Publicado por @PriscilaMortensen
Texto e foto: PMSBC
Com objetivo de proteger a vida de moradores que residem em áreas de encostas, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou nesta terça-feira (30/7) o início de mais uma obra de contenção na cidade, desta vez, para construção de talude na Rua Jesus de Nazareth, na Vila São José.
A obra, realizada em parceria com o Governo Federal, prevê uma série de intervenções na área, incluindo, limpeza da encosta, implantação de sistema de drenagem e a própria construção do talude. Orçado em R$ 1 milhão, o projeto beneficiará cerca de 70 famílias que residem no local. A previsão de entrega é de quatro meses.
“Infelizmente, em março deste ano, durante as fortes chuvas que atingiram a cidade, tivemos um grande deslizamento nesse local. Com o início dessas obras, nosso objetivo é promover aqui uma enorme melhoria, evitando assim, qualquer risco de novos episódios como o este. Uma obra necessária que tem como objetivo de proteger vida, trazendo mais segurança e tranquilidade para nossos moradores”, afirmou o chefe do Executivo.
O local que receberá a intervenção, atualmente, está classificado no Plano Municipal de Redução de Risco como um setor com risco 3, ou seja, alto. “Temos atuado nessas áreas vulneráveis com o objetivo de evitar quaisquer novas ocorrências durante o verão, período onde temos registro de fortes chuvas. Por isso, nosso compromisso é concluir os trabalhos até o fim do ano”, pontuou o secretário de Habitação, João Akubater.
Caso da região da Biquinha, na Vila São José, que também passa obras para construção de talude. Nesta terça-feira, o local passou por vistoria do prefeito Orlando Morando. Na oportunidade, o chefe do Executivo garantiu a conclusão dos trabalhos até outubro deste ano. “Antes do período de chuva entregaremos essa obra”, destacou o Morando ao lembrar que o local recebe investimento de R$ 1,2 milhão.
CONQUISTA – Vizinha da encosta, a doméstica Dinalva Souza Silva, 55 anos, celebrou o projeto desenvolvido pela atual gestão. “Há anos esperávamos por isso. Só tenho a agradecer o prefeito Morando por essa iniciativa. Tenho certeza que com isso teremos mais segurança durante o período de chuvas”.