Espaço ficou sem projetos durante gestão anterior; prefeito Orlando Morando anuncia 264 vagas para funcionários e munícipes, com áreas exclusivas para idosos e deficientes
Paralisada pelo governo anterior, em 2013, a obra de construção do estacionamento do Paço, em São Bernardo, cuja retomada foi autorizada em novembro de 2017, foi oficialmente devolvida à população nesta sexta-feira (19/01). A reinauguração da área de parqueamento da Prefeitura é resultado de trabalho intersecretarial e foi viabilizada após a Administração contratar, em maio, auditoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para gerenciamento e revisão do projeto de drenagem e combate de enchentes no Centro, ao qual o estacionamento faz parte.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 264 novas vagas, sendo parte reservada ao Rotativo de São Bernardo – cujo cartão tem custo de R$ 2 por hora – e as demais aos funcionários do Paço. No caso dos servidores, o controle da entrada de veículos será feito por meio de cancela e cartões magnéticos. Do total, 16 vagas são exclusivas para idosos e 11 para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, conforme estabelecido em lei. O espaço também passou a contar com sistema de microdrenagem, nova iluminação, cabines de segurança, além de nova demarcação de solo e recuperação dos canteiros. As obras foram executadas com recursos próprios.
De acordo com o chefe do Executivo, Orlando Morando, a entrega do estacionamento é o primeiro passo para a retomada completa das obras do Centro Seco. “Este espaço foi totalmente danificado para ser transformado em canteiro das obras de drenagem. O resumo é que não houve nem obras nem estacionamento. Agora, haverá 264 vagas para os cidadãos e os servidores públicos, melhorando ainda a disponibilidade de vagas para a Câmara. Considero a entrega deste local uma grande vitória da população e uma prova de que, na nossa gestão, quando a obra começa, ela tem uma conclusão”, disso o prefeito.
A solenidade de inauguração também contou com presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e demais secretários, representados por Luciano Eber (Obras e Planejamento Urbano), Delson José Amador (Transportes e Vias Públicas), além de vereadores da base de sustentação ao governo, funcionários do Paço e população.
Segunda etapa do projeto, as obras do piscinão ainda não têm data para retomada, uma vez que ainda dependem da conclusão do laudo atualmente em processo de elaboração por parte do IPT. O resultado do relatório da auditoria deve ser divulgado nos próximos meses. Paralelamente, a prefeitura também avalia o fluxo financeiro para dar continuidade das obras o mais rápido possível. De acordo com Morando, porém, a expectativa é que todas as obras herdadas paralisadas da gestão passada sejam retomadas ainda em 2018.
Fonte: PMSBC assessoria de imprensa