Eleição terá algumas mudanças por conta da prevenção da transmissão da Covid-19
Foto: Divulgação
Neste ano, por conta da Covid-19, algumas medidas de prevenção foram adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral – TRE. Entre elas, aumento do período de votação e uso obrigatório de máscara. Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como irá funcionar a eleição deste domingo, 15/11. Por isso, confira abaixo quais são as novas regras para este ano de pandemia.
Novo horário: Normalmente, o período de votação é das 8h às 17h. Neste ano, o horário será das 7h às 17h. Tendo o período das 7h às 10h dedicado às pessoas com mais de 60 anos e o período das 10h às 17h para o público em geral.
Não entregue o documento ao mesário. Apenas mostre seu documento.
Além do RG e título de eleitor, leve sua caneta de casa para assinar e não compartilhe com outras pessoas.
O uso de máscara será obrigatório durante o tempo que estiver no local de votação.
Justificar o voto
Será possível justificar a ausência na votação pelo aplicativo e-Título. O programa fará o processo de conferência por meio do sistema de georreferenciamento disponível nos aparelhos celulares. A função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.
Já que o voto é obrigatório no País, todo eleitor que não comparecer a sua zona eleitoral no dia da eleição está igualmente obrigado a justificar a ausência. Os eleitores que não fizerem esse processo poderão ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularize sua situação na Justiça Eleitoral.
A justificativa de ausência por meio de georreferenciamento pelo e-Título estará disponível somente no dia e no horário da votação. A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias. Pela internet, é possível ainda utilizar o sistema Justifica.