Agora, além de restos de construções, pequenas quantidades de terra, madeiras e bagulhos, os ecopontos estão recebendo plásticos, metais, papéis, vidros e outros materiais recicláveis.
A medida, além de ajudar na coleta seletiva da cidade, facilita o trabalho dos quatro grupos de catadores que são acompanhados pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Diadema (IPEPS), programa desenvolvido pela Prefeitura visando a promoção de trabalho e geração de renda.
A entrega de recicláveis nos ecopontos colabora ainda com a educação ambiental junto aos moradores dos bairros onde eles estão localizados e contribui para a diminuição dos custos municipais com a coleta de resíduos.
Para informar a população sobre a nova utilização dos ecopontos, a Prefeitura vem realizando ação educativa junto a alunos da rede de ensino municipal, cujas escolas ficam próximas aos postos. A iniciativa envolve a conscientização dos pais dos estudantes que moram no entorno e que a partir das informações levadas pelos filhos ficam sabendo da novidade.
A prefeitura estabeleceu investimento da ordem R$ 761 mil na construção de seis novos ecopontos em Diadema. Três deles já foram entregues recentemente – Rufino, Naval e Arraia – e outros três ficarão prontos até o final do ano – Taboão, Canhema e Marginal Z. A cidade conta com outros quatro pontos de descartes, totalizando sete ecopontos em funcionamento atualmente.
A população pode ajudar a fiscalizar, denunciando os descartes irregulares pelo telefone 0800-7705559.