A abobrinha é um legume originário da América Central de cor esverdeada e sabor leve, cultivada em grande escala no Brasil. Foi levada para a Europa pelos espanhóis, que em pouco tempo perceberam a grande quantidade de benefícios do vegetal.
Ela pode ser útil no controle da hipertensão, graças à sua grande quantidade de potássio; ajuda a baixar o colesterol e prevenir o câncer, além de ser um excelente anti-inflamatório. A abobrinha ainda é fonte de sais minerais, como o fósforo e o cálcio, substâncias que fortalecem dentes, ossos e articulações. O legume é rico é rico em vitamina A, que melhora a hidratação da mucosa dos olhos, nariz e boca; vitamina C, que age como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce e em vitaminas do complexo B, como a B1, que ajuda na regeneração do sistema nervoso e a B3, que contribui para a melhora da circulação.
Há várias formas de consumi-la: ela pode ser refogada, recheada, estar presente em pratos com carne e pode estar presente até em sucos. Suas sementes são facilmente encontradas e o cultivo é bastante simples.