Pancadas de chuva de forte intensidade atingem a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (23) e toda a capital está em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura). Já a subprefeitura de Santo Amaro entrou em estado de alerta para o transbordamento do córrego Zavuvus.
São Paulo já tem 7 pontos de alagamento, segundo o CGE, sendo 4 transitáveis e 3 intransitáveis. O tráfego de carros está interrompido por causa da água na avenida das Nações Unidas, próximo a rua Jaime de Oliveira Souza, no Alto de Pinheiros, e em dois trechos da avenida Interlagos. O primeiro fica perto da rua Miguel Yunes e o outro na ponte Jurubatuba, ambos no Campo Grande
A chuva atinge principalmente parte das zonas norte, leste, sudeste, centro e na Marginal Tietê. Nas próximas horas, novas áreas de instabilidade devem surgir em outras regiões.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
– Evite transitar em ruas alagadas;
– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Tendência para os próximos dias
Nesta terça-feira (24), véspera de Natal, a madrugada deve registrar chuviscos, mas as condições meteorológicas melhoram no decorrer do dia, que será marcado por sol entre nuvens. Não há previsão de chuva. As temperaturas não sobem muito: mínima de 17°C e máxima em torno dos 25°C.
O dia de Natal na capital paulista será ensolarado, com temperatura máxima chegando aos 28°C. Não deve chover.
Fonte: R7
Foto: Edu Garcia/R7