Publicado por @PriscilaMortensen
O projeto Escola de Pais, desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, contou com 725 pessoas que prestigiaram as palestras “Aprendendo Música: uma sinfonia em seu cérebro”, com a professora Dra. Patrícia Maria Vanzella, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e “Palavra Cantada: inspiração, criação e transpiração”, com a musicista Sandra Peres. Realizado na noite de ontem (27/08), o evento, tradicionalmente realizado no anfiteatro da Pinacoteca de São Bernardo, no Jardim do Mar, foi transferido para o teatro do Cenforpe, no bairro Planalto, para acomodar o público maior.
“O grande número de inscritos demonstra tanto a relevância dos temas abordados, bem como a importância deste importante projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação”, afirmou a titular da Pasta, Sílvia Donnini. A iniciativa foi criada em 2018 com objetivo de estimular os pais a conversar sobre diversos temas relacionados à família, educação, cuidados básicos com as crianças, fases do desenvolvimento infantil, entre outros.
A abertura do evento foi feita pelo Grupo Vocal Esperançar. Criado há dois anos, o grupo conta com 42 integrantes, entre eles funcionários e ex-funcionários da Secretaria da Educação. Entre as canções apresentadas estão “Cuitelinho”, de Nara Leão, e “A Paz”, de Gilberto Gil.
PALESTRAS – Na palestra, “Aprendendo Música: uma sinfonia em seu cérebro”, com a professora Patrícia Maria Vanzella, da UFABC, falou sobre como a música influencia o aprendizado. A apresentação faz parte dos estudos da docente, que coordena o projeto de Neurociência e Música na UFABC, instituição da qual também é professora adjunta no Centro de Matemática, Computação e Cognição. Patrícia também foi solista dos principais conjuntos sinfônicos do País como a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
A musicista Sandra Peres apresentou o projeto “Palavra Cantada”, fundado em 1994, em parceria com o músico Paulo Tatit. A palestrante falou sobre como a iniciativa cria melodias, letras e arranjos originais que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças. Ao todo, o projeto conta 15 CDs, 10 DVDs e sete livros lançados. Sandra é musicista formada pela Faculdade de Música do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, também é formada em Análise de Composição Contemporânea no IRCAM, em Paris.
Texto e foto: PMSBC