Por @PriscilaMortensen
A pequena youtuber Lívia Oliveira, com seus recém completos 9 anos, visitou uma casa de repouso em Santo André, na grande São Paulo. Esta foi a primeira vez que Lívia entrou em um “asilo”.
O local é a IACCA, Instituição Assistencial Casa do Caminho Ananias. São mais de 40 senhoras acamadas que vivem lá. Elas não andam e passam a maior parte do tempo deitadas. Debilitadas fisicamente, muitas foram abandonadas pelos familiares que, ao deixarem as idosas no abrigo, parecem terem se livrado de um “problema”. As que estão lúcidas não se conformam com o descaso. Exemplo disso é dona Ana Lúcia, que vive na instituição há 3 anos, desde que sofreu um AVC e perdeu o equilíbrio, não podendo mais andar. De acordo com a idosa, “As funcionárias da IACCA são muito prestativas e carinhosas porém é muito triste não receber a visita de um familiar”, diz.
Gleice Francisquetti, coordenadora administrativa da instituição, foi quem recebeu Lívia Oliveira. A funcionária demostra amar o que faz. Prova disso, são os olhares afetuosos que as senhoras devolvem pra ela.
Lívia conheceu todas as idosas e recebeu muitos beijos e abraços de todas elas. “Fiquei muito triste em imaginar que essas senhoras não recebem carinho dos filhos e netos. Eu jamais teria coragem de abandonar uma avó minha. Caso eu tivesse uma avó aqui, visitaria todos os dias”, afirma.
O objetivo da visita foi gravar um vídeo para o canal da pequena, que leva seu nome: Youtube.com/LiviaOliveira – que agora terá duas vezes por mês, vídeos de cunho solidário.
Quem quiser contribuir com a IACCA, pode fazer isso de várias maneiras. Seja com colaborações financeiras, através da conta Itaú, Agência 0561 – Conta Corrente: 31.890-8. A instituição também recebe doações de alimentos não perecíveis, fraldas, roupas etc. Mais informações no site: www.casadocaminhoananias.org.br.