A Secretaria do Verde, em Campinas (SP), iniciou nesta semana trabalhos de recuperação da área de preservação permanente do Córrego Serafim, que corta a região central. A previsão é de que nesta primeira etapa sejam retiradas quase 40 mil árvores de espécie considerada invasora e que impede crescimento da mata nativa; e que na sequência sejam plantadas 9 mil mudas.
Segundo o Executivo, a recomposição será feita em área de 51 mil metros quadrados no Taquaral, entre as ruas Ary Barroso e Rosa Belotto. Com custo estimado em R$ 880 mil, o projeto inclui a construção de duas duas praças, bancos e playground para as crianças. A primeira etapa dos trabalhos será concluída entre 60 e 90 dias, informou a administração.
O plantio das mudas ocorrerá ao longo de 900 metros de extensão, numa faixa de 30 metros de cada lado da margem do curso d’água. Entre as espécies que servirão à recomposição da mata ciliar estão pau-brasil, jatobás e jequitibás, entre outras, além de espécies frutíferas tais como uvaia, grumixama, cambuci, araçá e jenipapo”, informa texto da administração municipal.
Fonte: G1