Se o projeto for sancionado pelo prefeito Bruno Covas, a multa para as pessoas que jogarem a bituca será de R$ 500
Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress
No último dia 8 de julho, uma votação foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo com o objetivo de estabelecer uma lei que prevê multa de R$ 500,00 para quem jogar bituca de cigarro nas ruas e calçadas da cidade paulista.
O projeto de lei 499/2019 apresentado pelo vereador Rinaldi Digilio foi aprovado na primeira votação realizada e agora deverá ser votado pela segunda vez por meio de um plenário virtual. Se aprovado, o projeto chegará ao prefeito da cidade, Bruno Covas, que poderá sancionar ou votar esta medida.
Vale lembrar que este projeto está sendo debatido entre os vereadores desde o ano passado, quando a Secretaria de Saúde divulgou dados de um Inquérito que aponta que aproximadamente 14 milhões de bitucas de cigarro são descartadas diariamente na capital paulista, o que preocupa as autoridades ambientais, já que o material plástico que compõe os filtros do cigarro demoram em média dez anos para se decompor no meio ambiente.
No texto apresentado pelo vereador responsável pela criação do projeto, ele afirma que: “A proteção do meio ambiente é uma das maiores preocupações da atualidade, em especial na cidade de São Paulo que é considerada uma das mais poluídas do planeta”.