@PriscilaMortensen
Usar sapatos ao caminhar altera a forma em que nossos pés interagem com o solo, segundo estudo recente, publicado na revista Nature, nos Estados Unidos. A pesquisa estudou caminhantes com e sem sapatos, os estados dos pés e a diferença da força gerada pelo corpo ao caminhar.
A investigação apura a importância de manter os pés em contato diretamente com o solo e mostra a interferência que os calçados causam em relação ao equilíbrio e as articulações do corpo. Outra interferência é que a sola dos pés passaram a ficar mais finas e sensíveis com a utilização dos calçados.
Levando em consideração a idade da humanidade, sem sombra de dúvidas os sapatos são algo relativamente novos em nossos hábitos. De acordo com o estudo, o homem passou a usar sandálias rudimentares há aproximadamente 40 mil anos, um abrir e fechar de olhos comparando o tempo da nossa espécie.
Hoje em dia, muito de nós consideramos feio ter pés com solas grossas porém o biólogo Daniel Lieberman, um evolucionista da Universidade de Harvard, viajou ao Kenia para realizar uma pesquisa com 81 homens e mulheres. Ele separou estas pessoas em dois grupos: metade cresceu em cidades usando calçados e a outra metade era de povoados que não utilizavam sapatos. Ele pediu para o grupo dos calçados, tirarem os sapatos e comparou a sola dos pés dos voluntários.
Lieberman notou que as pessoas que cresceram sem usar sapatos tinham a sola dos pés 25 a 30 por cento mais grossas que a outra metade do grupo das pessoas que geralmente usavam sapatos.
Com isso constatou que o grupo dos que tem as solas grossas dos pés possuem mais proteção nas articulações do corpo, isso porque os nervos dos pés são ligados em todo o corpo humano e, uma pessoa com a sola fina dos pés, ao pisar em pedras ou pisos ásperos. Outro benefício de andar sem sapatos é que nossos pés em contato direto com a terra faz com que exista uma troca de energia entre corpo e planeta e o contato com a terra proporciona equilíbrio físico e mental. Desta forma, no grupo de pessoas analisadas que costumam andar descalças foi observado que estes voluntários são serem humanos mais tranquilos.
Foto: Getty Images