Mais conhecida como Pressão alta, a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma condição clínica causada por vários fatores, sendo considerado pressão alta quando ela está maior ou igual a 140 x 90 mmHg.
Texto e foto: UNIP
Segundo pesquisas, mais de 20 % da população brasileira é hipertensa e, por isso, é considerada uma epidemia dos tempos modernos. Ter pais hipertensos é um fator de risco para o desenvolvimento do quadro, mas só isso não é capaz de justificar o surgimento desta condição clínica. Os hábitos de vida também são importantes fatores que podem provocar o aumento da pressão arterial.
Consumir bebida alcoólica, sedentarismo, consumo excessivo de sal e obesidade são alguns fatores que podem contribuir para o aumento da pressão. A prática de atividade física regular pode contribuir para controlar os níveis da pressão da população.
A hipertensão é silenciosa e, por esta razão, a única forma de saber se ela está alterada é verificando a pressão em um posto de saúde, em uma consulta médica por exemplo. Quando a hipertensão começa a provocar sintomas é porque já está mais grave. Dentre esses sintomas é possível citar: dor no peito, dor de cabeça, visão turva e zumbido no ouvido.
Vale ressaltar que a hipertensão não tem cura, mas tem tratamento e os medicamentos prescritos pelo médico devem ser consumidos corretamente para que o controle da pressão seja alcançado.
Algumas mudanças também irão favorecer o controle da pressão e poderão ser adotadas como coadjuvantes ao tratamento medicamentoso, tais como a prática de atividade física regular.
O fisioterapeuta é um profissional habilitado para realizar um programa de prevenção a Hipertensão através da realização de exercícios físicos, tais como o exercício aeróbico.
O principal objetivo do fisioterapeuta no seu tratamento é prevenir complicações cardiovasculares pelo aumento da pressão tais como infarto ou AVC.
O exercício aeróbico ajuda a diminuir a pressão arterial no repouso e também no esforço e deve ser realizado por pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana, sempre acompanhado por um profissional e respeitando a intensidade adequada.
A Universidade Paulista – UNIP campus Anchieta, localizada no Bairro Jardim Santa Cruz, tem uma clínica de Fisioterapia e oferece atendimentos gratuitos para a comunidade em diversas áreas. Os estudantes do sexto semestre do curso de Fisioterapia fazem estágio em atenção primária à saúde e atendem grupos de pessoas que queiram prevenir a Hipertensão Arterial. Os atendimentos acontecem em grupos, todas as quartas-feiras no período da manhã e da tarde durante o ano letivo segundo uma das professoras responsáveis por estes atendimentos Profª Luana Yehia De la Barra.