Publicado por @PriscilaMortensen
A startup Meu Lanchinho, criada pela estudante do curso superior tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da Capital, Tatiane Ramos, é a campeã da categoria Vendas por Encomenda do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios.
Aproximadamente 8 mil empreendimentos foram inscritos na competição, promovida pela rede atacadista que conta com aproximadamente 150 lojas no País. O objetivo da iniciativa é reconhecer, capacitar e premiar microempreendedores do setor de alimentos em três categorias – além de vendas por encomenda, também concorreram vendedores ambulantes e com ponto fixo em todo o Brasil.
O vencedor de cada categoria ganhou vídeo institucional do empreendimento, apoio em comunicação e mais R$ 2 mil no cartão pré-pago Assaí e R$ 8 mil em vale–compras na rede – ao todo, foram R$ 20 mil em prêmios para cada um deles, segundo a organização do evento.
“O prêmio em equipamento e insumo vai nos permite não apenas sair da informalidade, mas incrementar nosso produto e serviço”, comemora Tatiane. “Como parte é em equipamentos e insumos, vamos conseguir montar uma cozinha de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e usar os recursos que tínhamos guardado para desenvolver a marca e capacitar mão de obra.”
A Competição
No início do concurso, em abril, cerca de 8 mil inscritos responderam questionário sobre empreendedor e empreendimento. Foram avaliados persistência, visão de futuro, “mão na massa “, resistência à frustração, habilidade e desenvolvimento técnico, visão de mercado, parceiros e financiadores, participação em redes e eventos de interesse, além do histórico, potencial, viabilidade e saúde econômica do negócio.
Os 30 participantes pré-selecionados nessa fase (dez por categoria) gravaram vídeos de um minuto respondendo à pergunta: “Por que eu deveria ser um dos vencedores?”. Destes, foram selecionados cinco finalistas por categoria, que ganharam, cada um, seis meses de mentoria especializada, R$ 6 mil em vale–compras no Assaí e R$ 4 mil em cartão de crédito pré-pago, além de participarem de um treinamento presencial na Capital, na última semana de julho.
Na final, disputada na última sexta-feira (2), cada um deles fez uma apresentação (pitch) de até cinco minutos sobre seu negócio e explicou como pretende usar o prêmio distribuído nesta promoção.
Da ideia até o prêmio
No início de 2016, ao perceber que os lanches preparados pela mãe chamavam a atenção dos coleguinhas de recreio, Ana Júlia, filha de Tatiane, sugeriu que ela começasse a produzir para vender. Desempregada na época, a mãe entrou em contato com pais de crianças que estudavam com a filha para sondar o interesse em seu produto e começou a conquistar alguns clientes.
Em parceria com uma nutricionista, ela diversificou o cardápio e passou a produzir sanduíches naturais, bolos e sucos coloridos na cozinha de casa. Com a prospecção de novos clientes e colégios parceiros, o resultado apareceu rápido: em menos de seis meses Tatiane já atendia 120 famílias com filhos matriculados em escolas da região. Nascia assim o Meu Lanchinho.
Com a ajuda da colega de curso na Fatec, Viviane Tenório, Tatiane fez um plano de negócios que servirá para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, principalmente, para a reestruturação da empresa, que vai retomar as atividades no primeiro semestre de 2020 – a empresa conta com cerca de 800 famílias na fila de espera para receber as refeições a partir da retomada da produção.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza