Tradicional palco de partidas do Esporte Clube Santo André, o estádio Bruno José Daniel recebeu uma partida de futebol amistoso na segunda feira (8), no aniversário de 466 anos da cidade. O Jogo das Celebridades contou com artistas e músicos de famosos grupos, como Planta e Raiz, Art Popular, Exaltasamba e Sensação.
O time dos amigos do Amaral (ex-Corinthians e Palmeiras) enfrentou o time do projeto Campos de Paranapiacaba, no qual jogou o prefeito Paulo Serra. O público que acompanhou a partida doou itens de higiene, que serão enviados ao Fundo Social de Solidariedade.
O projeto Campos de Paranapiacaba foi idealizado pelo Grêmio Esportivo Santo André, com apoio da Prefeitura e é subsidiado em parte pela Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sabesp. O programa, que beneficia cerca 2 mil alunos, foi concebido sob a ótica do esporte social, que estimula de forma voluntária a participação dos beneficiados diretos, tendo como objetivo a promoção e o desenvolvimento do esporte.
Autor do primeiro gol da partida, após jogada iniciada por Arnaldinho, ex-meia do Ramalhão, o prefeito Paulo Serra exaltou a importância do programa. “Este projeto é mais um orgulho para a cidade. Crianças carentes que podem através do esporte ter uma oportunidade, usando a ferramenta da inclusão social. O evento coroa este aniversário com a presença de um ídolo como é o Amaral, que foi muito festejado pelas crianças. Santo André sempre teve um protagonismo esportivo e queremos manter isso vivo”, comentou.
Vale lembrar que o Esporte Clube Santo André está nas semifinais do Campeonato Paulista da Série A-2 e enfrentará o Água Santa, de Diadema, por uma vaga nas finais e também na elite do futebol estadual. A primeira partida do dérbi do ABC acontece no próximo sábado (13), às 15h, no estádio Bruno José Daniel.
Além de muito futebol, o Jogo das Celebridades trouxe o atleta Bene Rodrigues, que apresentou ao público presente o aeromodelismo. A prática faz parte da categoria Voo Circular Controlado, em que o avião é preso por dois cabos de aço e uma algema no pulso do próprio piloto, garantindo a segurança total da exibição.
Campos de Paranapiacaba – Os beneficiados do projeto não são vinculados a clubes de futebol, já que o ponto de partida do programa são as escolas públicas do município. A iniciativa integra o programa “Semeando Atletas” e atende a alunos de 8 a 16 anos, em uma perspectiva de inclusão, evitando a seletividade e a hipercompetitividade, com atividades adaptadas à sua condição física e mental, com regras que destaquem o caráter formativo do esporte.
Santo André forneceu 18 campos de futebol como polos de aula, fortalecendo o vínculo com as comunidades locais e logo ganhará mais dois pontos. As aulas são realizadas duas vezes por semana, no período manhã e tarde, para favorecer o contraturno escolar nos horários entre 8h e 11h e das 14h às 17h.
Os campos utilizados atualmente são: Ourinhos, Aliança, Santo Alberto, Humaitá, Aclimação, Jardim Irene, Rio Avante, Gerassi, São Jorge, Corinthinhas, Jardim Utinga, Jardim Stella, São Paulinho, 7 de Setembro, Vasquinho, Ouro Verde, Paranapiacaba e Vila Sá.
Texto: Guilherme Menezes
Fotos: Helber Aggio/PSA