Na tarde desta quarta-feira (5), a Sabesp inaugurou no bairro Rudge Ramos a primeira mini-hidrelétrica com turbogerador do Brasil. A instalação ocorreu no reservatório Mussolini. A inauguração contou com a participação do prefeito da cidade, Orlando Morando.
Esta mini-hidrelétrica é um aparelho que garante o abastecimento de água para os moradores mesmo quando falta energia, pois a máquina utiliza a força da água na tubulação para gerar a eletricidade.
Segundo Marco Antônio, gerente da área de manutenção da Sabesp, a iniciativa de criar essa mini-hidrelétrica surgiu a partir dos diversos problemas que moradores da região têm com a falta de energia, principalmente em dias chuvosos.
Para Orlando Morando, a iniciativa da Sabesp contribui para o desenvolvimento da cidade. “Tecnologia e inovação melhoram a produtividade do país”, afirma o prefeito.
Vale ressaltar que este é um sistema autossustentável. Ou seja, mesmo que venha faltar energia elétrica, o morador não terá falta d’água.
Para implantar essa mini-hidrelétrica, foi gasto um investimento de R$ 390 mil reais. Mas, por outro lado, a economia que este aparelho trará para a cidade é de R$ 142 mil reais por ano.
Além do Rudge Ramos, a funcionalidade do aparelho abrange os bairros Jardim Orlandina, Vila Vivaldi, Vila Branca, Vila Caminho do Mar, Mussolini, Jardim Paramount, Jardim Hollywood e Jardim Copacabana.
Para os próximos anos, a Sabesp garante que continuará trabalhando para implantar melhorias na região. Além de contribuir com a sustentabilidade e reduzir impactos ambientais, com estes projetos, a empresa pretende otimizar os gastos.