Na tarde dessa sexta-feira (14), aconteceu a assinatura do Protocolo de Inovações entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, a Financiadora de Estudos e Projetos e a Administração Municipal para a Cooperação Técnica e Intercâmbio de Informações no âmbito do Programa Rastro.
A assinatura contou com a presença do prefeito do município, Paulinho Serra, do ministro Gilberto Kassab e demais autoridades de Santo André. O ato anunciou Santo André como a cidade pioneira na inovação.
O Rastro foi criado pelo governo federal para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. Entre os benefícios previstos, estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias do país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.
A cidade de Santo André implantou um dos primeiros projetos-piloto do Rastro, focado no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes. Com a cooperação firmada com MCTIC e Finep, a Prefeitura de Santo André pretende melhorar a segurança no município por meio da redução dos índices de roubos de cargas e de veículos e também por meio da redução da circulação de veículos em situação irregular; aumentar a eficiência no sistema de arrecadação tributária e fiscalização; e reduzir os custos e elevar a produtividade no transporte de pessoas e cargas.