Federação Internacional de Voleibol divulgou na segunda-feira os prêmios individuais referentes ao Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. O Brasil venceu em três categorias. O carioca campeão mundial Evandro conquistou pelo quarto ano seguido o título de ‘melhor saque’ da temporada, enquanto o campeão olímpico Ricardo venceu nas categorias ‘jogador mais inspirador’ e ‘esportista do ano’.
Desde 2015, Evandro tem sido unanimidade na categoria ‘saque’, vencendo seguidamente e tornando-se referência no fundamento. O carioca comentou a importância do técnico Ednilson Costa, o ‘Ed’, na conquista. Além disso, disse que também passou a variar o estilo dos saques para se manter em vantagem em relação aos adversários.
Ricardo chega ao oitavo prêmio individual. Ele já foi eleito melhor jogador do mundo, em 2005 e 2007, além de melhor jogador ofensivo (2005, 2006 e 2007) e melhor atacante (2005).
O quarto título como melhor sacador também fez Evandro igualar uma marca importante. Ele empata com o russo Igor Kolodinsky, que venceu a categoria entre 2007 e 2010 e era o jogador com mais títulos no fundamento. As premiações individuais foram criadas em 2005, com exceção da categoria ‘jogador mais inspirador’, criada em 2012.
O Brasil é o país com mais prêmios, tendo vencido 113 categorias desde 2005. Além de atletas, técnicos, árbitros e diretores da FIVB podem votar nas categorias.