O diagnóstico que compõe o Plano Viário de Campinas para os próximos 25 anos foi apresentado neste final de janeiro e destaca pontos críticos da mobilidade municipal.
O Secretário e presidente, Carlos Barreiro, deu ênfase à mobilidade ativa, ressaltando a importância de melhorias para pedestres e também transporte público.
No sistema viário, gargalos como Nossa Senhora de Fátima x Julio Prestes; Avenida Santa Isabel x Albino José Barbosa de Oliveira, em Barão Geraldo; John Boyd Dunlop, na região da Anhanguera; Princesa d’ Oeste no entorno do Viaduto Laurão; Balão do Castelo; Avenida na Barão de Itapura com a Salustiano Penteado e Avenida Brasil; Theodureto de Almeida Camargo x Carolina Florence; Alberto Sarmento na chegada à Lix da Cunha; Amoreiras na região do Jardim do Lago.
Carlos Barreiro diz que já ações nesses pontos críticos, mas o plano para os próximos deve vir com soluções definitivas.
A 2° etapa do processo é o prognóstico que devem conter as soluções aos problemas e deve apresentado nos próximos meses.
Dentro desse planejamento para os 25 anos seguintes está o Plano de Mobilidade Urbana de Campinas, que abrange os primeiros dez anos e compõe o Plano Diretor já aprovado pelo Legislativo.
A ideia é reunir os pontos levantados para compor um Projeto de Lei.