Contribuintes não receberão aviso por correspondência neste ano e devem consultar pela internet o valor a ser pago. Quitação pode ser em cota única, com desconto, ou parcelada. Redução média é de 3,2%
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que começa vencer a partir de terça-feira (9) para quem tem placa final 1, está mais barato e sem o tradicional aviso por carta.
Para evitar riscos de extravios e também economizar papel, o governo do Estado abandonou o envio das correspondências aos contribuintes com as informações sobre o imposto.
Para consultar o valor, as opções de pagamento e os respectivos prazos de vencimento, é preciso acessar o site ww.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br e informar o número do Renavam e placa do veículo.
O imposto está, em média, 3,2% mais barato por conta da queda no preço de venda de veículos no varejo, de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), base para o cálculo do IPVA.
Os contribuintes podem pagar o imposto em parcela única e com 3% de desconto, quitar só no mês que vem – também de uma vez só –, mas sem desconto, ou ainda parcelar em três vezes.
Para os donos de veículos com placa final 1, o pagamento vence amanhã, tanto para os que optarem pela cota única ou parcelamento. A quitação das placas final 2 vence na quarta-feira e assim sucessivamente até o final 10, no dia 22.
Detran antecipa licenciamento
O calendário de pagamento só começa em abril, mas quem desejar já pode antecipar o pagamento do licenciamento anual (taxa de R$ 87,38 mais R$ 11 dos Correios). O pagamento é feito no caixa eletrônico dos bancos com o número do Renavam. É preciso estar com o IPVA quitado e sem multas pendentes.