A estiagem que atinge Campinas nesse inverno fez com que a cidade registrasse apenas seis dias de chuva desde o último dia 14 de junho. São mais de 20 dias seguidos sem chover. A última parcial divulgada nessa segunda-feira do Rio Atibaia no ponto de captação de Valinhos apontou 11.13 metros cúbicos (m³/s). Abaixo do nível registrado há um mês, quando estava em cerca de 13 m3/s.
Além disso, na última semana, as temperaturas ficaram elevadas, como neste sábado, com mais de 32 graus de temperatura, e tempo seco. Esse cenário torna a região de Campinas cada vez mais dependente da captação da água dos rios, em especial os municípios que não possuem reservatórios próprios para o abastecimento. Em Sousas, distrito de Campinas, por exemplo, a situação do Rio Atibaia começa a preocupar os moradores.
A arquiteta, Gabriela Dias, passa com frequência pela ponte que corta o Rio, na avenida Isabelita Vieira e se diz preocupada com o nível da água. O engenheiro agrônomo, Júlio Rodrigues, se preocupa com a possibilidade de faltar água na Região. Já, Elaine Ferreira se preocupa também com a aparência do Rio. Natalina dos Santos observa que a água está mais escura. Na última sexta, a umidade do ar foi de 11,6%, o que deixou a cidade em estado de atenção pela terceira vez neste ano.