Em uma ação inédita no âmbito esportivo, cinco cidades do ABC se juntaram para pleitear a realização dos Jogos Abertos do Interior deste ano. No último dia 16, Santo André, representada pelo vice-prefeito Luiz Zacarias, São Bernardo do Campo, com o prefeito Orlando Morando e São Caetano do Sul, com o prefeito José Auricchio Jr., se encontraram com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Paulo Gustavo Maiurino, na sede da Pasta na Capital. Mauá e Ribeirão Pires também fazem parte do projeto. No encontro, o titular da Pasta esportiva elogiou o planejamento e dará uma resposta final até o fim deste mês.
Ao lado de São Bernardo e São Caetano, a cidade pretende receber os atletas nos alojamentos, além de disponibilizar equipamentos esportivos, como os ginásios Pedro Dell’Antonia, Noêmia Assumpção e Parque Celso Daniel. Mauá e Ribeirão Pires também oferecerão praças esportivas, caso o projeto seja aprovado. As “Olimpíadas Caipiras” acontecem tradicionalmente entre o final de outubro e o início de novembro. Santo André já foi campeão dos Jogos por 12 vezes.
“Uma importante proposta da nossa secretaria é resgatar o orgulho andreense no esporte de competição.Queremos aproximar, novamente, e incentivar o munícipe a participar das ações esportivas locais. Dessa forma, os Jogos Abertos serem realizados na região auxiliam ainda mais nesse propósito”, definiu o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade.
“A possibilidade de sediar os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni conjuntamente é muito interessante. A qualidade dos equipamentos esportivos e toda infraestrutura da região do ABC permitem, certamente, que o evento seja realizado tranquilamente. Trata-se de uma competição de 81 anos de tradição, reveladora de talentos esportivos e que reúne aproximadamente 15 mil participantes. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) vê com muita positividade o interesse a e união da região para sediar os Jogos”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Paulo Gustavo Maiurino.