No último dia 9 aconteceu a primeira reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Na ocasião foi nomeado o novo presidente do Consórcio, sendo escolhido por unanimidade o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando. A gestão 2017 também ficou com Lauro Michels, prefeito de Diadema, como vice-presidente; além dos prefeitos Paulo Serra, de Santo André, José Auricchio Júnior, de São Caetano do Sul, Atila Jacomussi, de Mauá, Adler Teixeira (Kiko), de Ribeirão Pires, e Gabriel Maranhão, Rio Grande da Serra.
Após assinatura da ata da primeira reunião, o presidente convocou reunião extraordinária em que foi definido um reajuste do repasse municipal, inicialmente, por 90 dias de 0,5% para 0,25%, com esta medida os sete municípios passarão a transferir aproximadamente R$ 13 milhões.
O presidente do Consórcio informou ainda que os cargos comissionados deverão ser cortados pela metade, contratos serão revistos e reduzidos. Outra decisão foi a retomada da participação do Estado. “Vou comunicar o Governador e esperar que ele envie um representante, secretário ou subsecretário para participar das reuniões mensais, as primeiras terças-feiras do mês das 9h às 12h. Deverá vir também um representante do Governo Federal, acredito que seja do Ministério das Cidades, que acompanhará os nossos trabalhos”.
Por decisão do Tribunal de Contas, o repasse de verbas de 49% do Consórcio para a Agência de Desenvolvimento Econômico, também teve de ser cortado. Com estas medidas, os sete prefeitos esperam um Consórcio representativo, priorizando demandas que sejam de interesse de todas as cidades.