Meta da ação é dobrar índice atual com trabalho de conscientização sobre educação ambiental
A cidade de São Bernardo registrou nesta quinta-feira (2/3) o pontapé inicial na nova campanha de coletiva seletiva da Prefeitura, governada por Orlando Morando, que, na prática, tem como meta principal ampliar o índice de reciclagem do município. A projeção, em números, é elevar a coleta dos atuais 5% para 10% no prazo de um ano. Com trabalho de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos, a medida será possível mediante ações de sensibilização dos moradores, entre elas com equipes de rua responsáveis por percorrer mais de 200 mil residências tratando de educação ambiental.
A iniciativa, denominada Cidade Limpa, foi apresentada em cerimônia no Teatro Cacilda Becker, evento que contou, além da presença do prefeito, com a participação dos secretários Regina Damasceno (Meio Ambiente e Proteção Animal), Sérgio Thomé (Serviços Urbanos), Thaís Santiago (Comunicação) e Silvia Donnini (Educação), do adjunto de Meio Ambiente, Giba Marson, do diretor da SBA – empresa que executa serviço de coleta na cidade -, Arthur Bevilacqua, representantes das cooperativas Reluz e Cooperluz, bem como da promotora de Meio Ambiente Juliana Velasque Figueiredo. O ato lançou a nova identidade visual da campanha, ilustrada com robôs (verde para coleta seletiva e laranja para coleta comum), visando incentivar mobilização da população.
“A nova campanha de coleta seletiva tem objetivo de educar, essa é a nossa responsabilidade, com a proposta de transformar em ações práticas aquilo que temos como convicções, mudando a realidade atual e conscientizando as gerações futuras. Queremos fomentar essa prática para tornar a cidade mais sustentável para todos. Não adianta ficar no discurso. Temos que exercitar diariamente. A iniciativa irá significar fortalecimento da coleta, com ampliação do programa, resultando na preservação de rios e Represa Billings, assim como trabalho e renda aos trabalhadores das cooperativas”, sustentou o prefeito Orlando Morando.
São Bernardo coleta, atualmente, cerca de 1.000 toneladas por mês de material reciclável. A campanha, encabeçada pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, objetiva sensibilizar e informar os moradores, aumentando, assim, a participação no serviço e elevando a adesão à coleta seletiva porta a porta. A expectativa é que a ação de educação ambiental permita ainda a redução de 20% do número de pontos viciados de descarte irregular na cidade, sendo que a meta inicial já é recuperar pelo menos seis pontos nos três primeiros meses. Além disso, haverá ações socioambientais em, ao menos, 10 escolas municipais nos próximos 90 dias.
Gerente da SBA, Bevilacqua frisou que a nova campanha de coleta seletiva, aliada à educação ambiental, representa “um recomeço”. “Temos infraestrutura, como 13 ecopontos, e iremos reforçar as nossas equipes. O que necessitamos é dar engajamento, alcance para que todos os munícipes estejam mobilizados a fazer a separação dos resíduos e, desta forma, os materiais cheguem em quantidade e qualidade nas cooperativas. O rejeito é mal selecionado. Só na boa seleção já conseguiríamos ampliar os índices atuais.” Francisca Maria Ribeiro da Silva, representante da Cooperluz, considerou a iniciativa importante para melhorar a coleta. “Diversas vezes, o material chega muito sujo, mais para ir para o rejeito do que seguir para o reciclado. Acredito que essa campanha vai melhorar, sim, o nosso trabalho e as pessoas terão mais consciência de separar os resíduos.”
Adjunto de Meio Ambiente, Marson pontuou que “pequenos gestos” da sociedade mudam a história. “Dentro do trabalho de educação ambiental é preciso que o trabalho da coletiva seletiva seja algo como respirar e, assim, se torne um hábito natural. Isso faz a diferença, essa é a nossa missão.”
Em São Bernardo, a coleta seletiva possui importância socioambiental por promover a redução de extração de matérias-primas para a fabricação de novos produtos, colaborar com a redução de uso de água e energia elétrica, a partir da reciclagem, gerar trabalho e renda para catadores de recicláveis organizados em cooperativas, além de proporcionar inclusão e transformação nas cooperativas que atuam na cidade.
FERRAMENTA – A campanha de coleta seletiva de São Bernardo, além de identidade visual repaginada, inclui também nova ferramenta de busca sobre dia e período do serviço porta a porta em cada rua, mais rápido e prático pelo link https://sbclimpeza.com.br/mapa/?servico=coleta-seletiva. O munícipe poderá pesquisar por endereço e ter acesso às informações específicas. Basta digitar o nome da rua, que, numa única página, é possível conferir o período em que o caminhão passa na sua casa, assim como o ecoponto mais próximo e o dia do serviço de Bota-Fora no local.
Texto: Fábio Martins
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC