Pessoas em situação de rua e alta vulnerabilidade passaram por cinco meses de capacitação profissional e atividades laborais
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a prefeitura da capital, realizou nesta terça-feira (20), no Memorial da América Latina, a formatura de 400 participantes do programa Bolsa Trabalho. A iniciativa atendeu inscritos em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade social da cidade de São Paulo e contou com bolsa-auxílio de R$ 540 mensais. Os participantes foram encaminhados para atividades laborais em órgãos públicos municipais ou estaduais.
“O Bolsa Trabalho é um importante programa, pois une capacitação, transferência de recursos e empregabilidade, tornando-se uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho no estado de São Paulo”, diz Bruno Caetano, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Durante cinco meses, os participantes trabalharam quatro horas diárias, durante cinco dias da semana, e realizaram atividades como zeladoria, trabalhos administrativos, suporte operacional, cultivo de hortas, higienização e limpeza e jardinagem em órgãos públicos e áreas públicas como ETECs, CICs, praças, Secretarias e Fábricas de Cultura, entre outros espaços.
Os bolsistas foram cadastrados previamente por equipes técnicas da prefeitura que mantiveram contato com albergados e pessoas em vulnerabilidade social interessadas no programa. A prioridade para o preenchimento das vagas foi estabelecida para pessoas em situação de rua, mulheres arrimo de família, com maior tempo de desemprego e faixa etária avançada.
“Na cidade de São Paulo foram aproximadamente 10 mil pessoas que participaram do programa e se certificam em dezembro. Uma parceria de estado e município que qualifica e dá autonomia para que esses cidadãos possam voltar ao mercado e gerar renda”, destaca Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O Programa no estado
Reformulado em 2021, o Bolsa Trabalho ofereceu 30 mil vagas. Em janeiro deste ano, o Governo de SP anunciou 150 mil vagas para 2022 com prioridade para mulheres – 94% das vagas na primeira etapa foram preenchidas por elas. Para a maior expansão do Bolsa Trabalho na história, foram investidos mais de R$ 415 milhões.
Para participar é necessário ser maior de 18 anos, residente do estado de São Paulo, desempregado e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).