Os livros voltados à infância apresentam temas variados, percorrendo sonhos e a vida prática, mesclando o mundo real ao mundo da imaginação. Alguns temas mais sensíveis, como a morte, a perda ou a separação dos pais e a guerra, por exemplo, ainda são considerados tabus. A dúvida que fica é se tais temáticas devem ser levadas às crianças.
Segundo a Profa. Dra. Ligia Menna – docente da UNIP nos cursos de Graduação em Letras e na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar – algumas pessoas podem considerar que essa abordagem não é necessária, mas vale a pena levar em conta que as crianças são seres em formação, atentas com o mundo que as cerca, com dúvidas e angústias que não podem ser ignoradas.
Pensando na importância do debate, a UNIP traz, em live, Ligia Menna para apresentar o tema guerra. Sob o título “Livros infantis para conversar sobre guerra com as crianças”, a atividade acontece em 19 de abril, às 17h, pelas redes sociais da Universidade.
“Temas considerados “fraturantes”, tristes e doloridos fazem parte da vida, fazem parte dos livros e podem ser apresentados para as crianças por meio da mediação dos adultos. Há vários livros infantis que tratam da guerra, de maneira sensível e poética, que podem ser apresentados para elas como pontos de reflexão, empatia e sensibilização”, explica a professora Ligia, que é também é autora do livro Literatura Infantil além do livro.
Para assistir, acesse:
https://www.youtube.com/user/UNIPOficial
https://www.linkedin.com/school/unip/
https://www.facebook.com/UNIPoficial