Sistema foi desenvolvido pela FPS – Energia Solar e tem como objetivo provar que a energia solar está ao alcance de todos
Fotos: Arquivo pessoal / Fernandes Pinheiro da Silva
O Painel de energia solar já é uma realidade para aqueles moradores ou empresários que desejam produzir energia limpa e renovável por meio de painéis solares, sendo capaz de suprir todo o consumo de eletricidade do imóvel e podendo gerar uma economia de até 95% na conta de luz.
Muitas empresas realizam este tipo de serviço. Dentre elas, a FPS – Energia Solar, criada pelo empreendedor no ramo de energia solar e manutenção elétrica, Fernandes Pinheiro da Silva. “Eu sempre tive vontade de fazer uma residência com captação de energia solar e captação de água de chuva, além de aquecimento de água por meio do sol. Fiz o curso de energia solar e resolvi desenvolver a FPS – Energia Solar, cuja mensagem é energia solar ao alcance de todos”, comenta Fernandes.
O empreendedor conta que a primeira residência a ter este tipo de equipamento foi a sua e comenta sobre como foi desenvolvido o projeto. “Este sistema funciona com quatro módulos, que são quatro placas de 335 watts e com 1 microdivisor de 1.200 watts que recebe a captação de energia e faz a transmissão para 220w de energia dentro da residência. Esse foi o primeiro projeto aprovado como projeto de energia solar de baixa renda, onde foi colocado o DPS, o aterramento na residência e os quatro módulos, além de disjuntores e cabeamento especifico para atender as normas da ENEL. No processo, eles tiraram o relógio dimensional e colocaram um relógio bidimensional, que ele resiste a energia que é colocada na rede. Por exemplo, durante o dia eu uso a energia das placas e a noite, como não tem geração, eu recolho os créditos que coloquei durante o dia. Esse é o sistema, que gera de 180 a 200 watts por mês”, explica Fernandes.
Sobre a implantação do sistema, o empreendedor comenta que desenvolveu o projeto para mostrar a potencialidade que há na região para implantação da energia solar. “Eu entrei com este projeto há um ano e na época não sabia se a ENEL iria aprovar, mas ele foi aprovado. O projeto saiu mais barato porque eu mesmo montei o projeto e a estrutura, comprei os ferros galvanizados e fabriquei a estrutura em si para que pudesse suportar os módulos em si. O povo da periferia aprovou e podem utilizar desta inovação que é a energia solar”, finalizou Fernandes.
Veja fotos do Projeto:
Contatos do Fernandes:
Visite a Página do Facebook: https://m.facebook.com/FPS-energia-solar-100270568204872/?tsid=0.45175055752645066&source=result