O posto de saúde do bairro Miguel Badra, em Suzano, está fechado nesta segunda-feira (12). A unidade foi alvo de vandalismo durante o fim de semana. “Não é o primeiro dos últimos meses”, contou um funcionário. Alunos e funcionários de escolas também dizem já ter sofrido com furtos. Segundo os moradores, os problemas com segurança no bairro se tornaram comuns desde que a base da Polícia Militar foi desativada.
Segundo a Prefeitura, vândalos arrombaram uma porta do posto de saúde, danificaram o sistema elétrico do prédio, quebraram computadores, armários e outros móveis e utensílios. Uma equipe de manutenção já está fazendo os reparos e que a unidade deve voltar a funcionar ainda hoje.
Quem buscou atendimento foi pego de surpresa com a notícia. “Eu vim tentar marcar a consulta com o clínico geral, mas não tem ninguém”, contou o ajudante geral Antônio Cardoso Filho.
Furto nas escolas
Na última quinta-feira (8), uma escola estadual ficou sem aula por conta de um furto. Segundo o boletim de ocorrência, o portão da unidade de ensino foi arrombado e vários equipamentos, muitos de informática, foram furtados. Os criminosos também danificaram a parte elétrica, as telhas e o forro da unidade.
Por conta disso, alguns pais preferem acompanhar os filhos até o portão da escola. “Eu fico muito preocupada e não deixo a minha filha vir sozinha. Eu não fico sossegada quando ela está na escola”, conta Maria Aparecida Lourenço.
Sem luz, os alunos não tiveram aula. “Foi uma surpresa. Mais um dia eles perdendo aula. Ai quando chega o final do ano, é difícil para eles terem notas boas”, comenta Maria Aparecida.
Marcelo Santana é pai de uma aluna de outra escola do bairro. Segundo ele, a unidade já foi furtada várias vezes. “Não tem equipamentos eletrônicos, como computadores. Não tem como os professores trabalharem com os alunos.”
Segundo os moradores, os problemas começaram há 4 meses, quando a base da Polícia Militar do bairro foi fechada. Uma mulher, que não quis se identificar, diz que após a saída dos policiais, os assaltos voltaram a acontecer. “Ondas de ataque vêm acontecendo diariamente.”
A Polícia Militar informou que dados mostram que após a base ter sido desativada o número de roubos e furtos caiu cerca de 40%. A PM reforçou a importância de registrar os crimes e que vai fazer um diagnósticos das situações. A polícia ainda convidou a população para participar das reuniões do Conselho de Segurança. Para saber o dia e o horário é preciso ligar para a 4ª Companhia no telefone 4752-2533.
A Secretaria Estadual da Educação disse que vai repor as aulas perdidas por causa da falta de energia na última quinta-feira. Através do boletim de ocorrência registrado, a polícia civil vai investigar o caso.
Fonte: G1