Somando as quantidades aplicadas em cada município, o registro é de que as sete cidades já aplicaram mais de 2 milhões de doses dos imunizantes.
Foto: Angelo Baima/PSA
Segundo informações divulgadas pelo Consórcio ABC, as cidades da região alcançaram a marca de 70% da população maior de 18 anos vacinada com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19.
De acordo com dados das secretarias municipais de Saúde divulgados pelo Consórcio, até a última quinta-feira, 22/07, foram aplicadas 2.003.596 doses de um dos quatro imunizantes disponibilizados para combater a transmissão do coronavírus. Este número representa 71,4% do público-alvo dentro dos 2,09 milhões de pessoas que podem receber as vacinas nas cidades da região.
Definições
O público adulto alvo do PNI foi definido considerando as informações do Censo 2010 e da estimativa da população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.
Em texto divulgado, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou que o avanço do percentual de vacinados nas sete cidades tem sido possível graças aos esforços contínuos das prefeituras.
“Nosso objetivo é vacinar 100% das pessoas com mais de 18 anos das sete cidades. A marca de dois milhões de doses aplicadas e de 70% da população adulta vacinada é motivo de comemoração para todos nós, mas é importante lembrar a necessidade de tomar também a segunda dose para completar a imunização. O avanço da vacinação é fundamental para vencermos a batalha contra a pandemia”, afirmou Serra.
Aplicações das vacinas
As vacinas começaram a ser aplicadas nos moradores das sete cidades no dia 19 de janeiro. O cronograma de vacinação foi definido pelos prefeitos da região, que se reuniram em assembleia extraordinária do Consórcio ABC, conforme os grupos prioritários da Saúde e demais indicados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Vale destacar que a vacinação em cada um dos municípios do Grande ABC é realizada conforme o número de doses recebido individualmente pelas prefeituras, que realizam a imunização de acordo com suas particularidades e também fazem o controle em relação à aplicação da segunda dose.