Vereadores de São Paulo aprovam próprio aumento salarial
Ação tem como objetivo qualificar os empreendedores da capital, promovendo a geração de renda e o fortalecimento do setor
A Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira, 29 de junho, a formatura da primeira turma do Mãos e Mentes Paulistanas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo que tem como objetivo apoiar o setor de artesanato da Capital. Ao todo, receberam o certificado de capacitação empreendedora – a gestão do negócio voltado ao artesão – 110 alunos de toda capital. A ação foi realizada por meio da Rede Asta, associação contratada pela Prefeitura de São Paulo para gerenciar o programa.
“Pesquisas mostram que o setor do artesanato foi um dos mais afetados pela crise econômica do coronavírus. A qualificação é fundamental para ajudar os artesãos a se reinventarem e encontrarem o diferencial do seu negócio para continuar gerando renda neste momento tão difícil. Essa é só a primeira turma de empreendedores que formamos, queremos capacitar ainda mais para que eles possam participar ativamente da retomada econômica da Capital, fortalecendo a cultura na nossa cidade”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
Participaram também da formatura a coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Silvia Cibele; a coordenadora administrativa da Rede Asta, Teresa Carvalho; e a coordenadora pedagógica da Rede Asta, Ruth Mello.
“O artesanato é muito importante para a cidade de São Paulo, não só pela sua capacidade de promover a geração de renda de muitos paulistanos, mas também por ser uma forma de expressão de preservação das culturas locais. E é isso que o programa Mãos e Mentes Paulistanas tem como foco, o desenvolvimento econômico e social destes empreendedores”, declara a coordenadora de desenvolvimento econômico, Silvia Cibele.
Mãos e Mentes Paulistanas
Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.
O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado e participação em eventos.
Os artesãos e manualistas interessados em fazer parte do programa Mãos e Mentes Paulistanas podem se inscrever pelo link: https://www.sp156.prefeitura. sp.gov.br/portal/cadastro
Matérias Relacionadas