A ingestão destes componentes traz inúmeros benefícios para o organismo e garante a fortaleza do corpo para reagir contra diversas doenças
Texto: Nutricionista Carolina Godoi
Foto: Divulgação
Os alimentos funcionais são conhecidos por possuírem substâncias ou componentes que são capazes de proporcionar diversos benefícios à saúde. Os nutrientes presentes nesses alimentos exercem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos que atuam positivamente contra o desenvolvimento de diversas doenças crônicas e é por isso que precisamos manter bons hábitos alimentares, diversificando o consumo de alimentos. Confira abaixo alguns desses compostos ativos e as suas respectivas funções:
Carotenóides: Antioxidante e anticancerígeno presente em frutas, legumes e verduras tais como a melancia, mamão, damasco, pêssego, cenoura, espinafre, abóbora, brócolis, tomate.
Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6: Atuantes contra as doenças cardiovasculares, reduzem o desenvolvimento de câncer, aumentam o colesterol bom (HDL) entre outras funções. São encontrados em peixes de água fria, linhaça, nozes, óleo de canola.
Catequinas: Muito conhecida por sua atividade antioxidante está presente na uva, vinho tinto, morango, chá verde, cacau.
Isoflavonas: Inibem o acúmulo de estrogênio (hormônio feminino) e reduzem enzimas carcinogênicas e são encontradas em legumes e leguminosas principalmente na soja.
Fitoesteróis: Reduz os níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim), estão presentes em sementes, nozes, algumas frutas e vegetais.
Essas são algumas das substâncias existentes nos alimentos funcionais, não são milagrosas e sim benéficas, por sua vez devem fazer parte de um estilo de vida saudável e adequado as suas necessidades individuais.
Entre em contato com a Nutricionista Carolina Godoi!
E-mail: carolinagodoirc@gmail.com
Contato: (12) 99217-4890
Instagram: @nutricaocomcarol