Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos
Foto: Divulgação/Semasa
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas.
Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a água da chuva – sumiram. A falta da peça pode ocasionar acidentes de pedestres e carreamento de resíduos para dentro das galerias de águas pluviais, o que gera alagamentos.
Além de contar com apoio da GCM para intensificar as rondas na região e dar fim a este problema, o Semasa começou a entregar panfletos para alertar a população e pedir que comerciantes de reciclagem de ferro não comprem ou vendem ralos grelhas. Tal ato configura-se crime, previsto no Código Penal – artigo 180.
Para coibir este crime, a autarquia também tem procedido com a reposição de grelhas por modelos articulados reforçados, que possuem quadro chumbado. Como medida de prevenção, já foi efetuada a solda de 30 ralos.
Caso a população verifique a ausência desses dispositivos ou flagre casos de furtos, a orientação é para ligar na Central de Atendimento do Semasa (115, 0800-4848-115 e 4433-9300), mandar mensagem por meio do site (Fale Conosco) ou ainda entrar em contato pelo Facebook da autarquia. Também é possível ligar para a GCM (4428-1700).