Em 2020, empresa foi multada pela ARSESP em R$ 30 milhões por falhas na prestação de serviço. Consumidores estão revoltados com a Companhia.
Foto: Milleny Rosa/ Jornal União do ABC
Consumidores de energia do ABC Paulista e Grande São Paulo estão extremamente insatisfeitos com a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na região. Este incomodo tem sido causado devido ao aumento abusivo das taxas e valores das contas de luz.
“Eu pago cerca de R$ 80,00 nas minhas contas de energia. Neste mês, veio uma cobrança de R$ 180,00. É muita coisa! R$ 100,00 a mais” declara a moradora do bairro Sacadura Cabral, em Santo André, Marilene Rocha.
Outros consumidores relataram aumento de mais de R$ 200,00. “Eu moro sozinho, sempre pagava R$ 40,00, no máximo R$ 50,00 de energia. No mês de dezembro, a cobrança veio no valor de R$ 260,00. É um absurdo”, relata o aposentado Wilson Miranda.
Além do aumento das contas, os consumidores tem reclamado do atendimento, principalmente do site da ENEL, que não proporciona atendimento adequado e agendamento facilitado para os clientes.
Por conta destes problemas, em 2020, o Procon registrou mais de 85 mil reclamações sobre fornecimento de energia elétrica em São Paulo.
Diante das diversas reclamações que recebemos em nossa redação, encaminhamos um pedido de resposta à Companhia, que nos retornou com o seguinte comunicado, por meio de sua assessoria de imprensa:
“A Enel Distribuição São Paulo informa que durante o avanço da pandemia da Covid-19, entre o fim de março e junho, a companhia reduziu o número de leituristas em circulação pelas ruas de sua área de concessão e faturou as contas de luz pela média do consumo de energia dos 12 meses anteriores, procedimento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A partir de junho, com a retomada da leitura presencial, os leituristas verificaram o real consumo dos meses anteriores em que o cliente foi faturado pela média, e a diferença financeira entre o que foi cobrado pela média e o real consumo, para mais ou para menos, foi automaticamente lançada na conta de energia do primeiro mês em que a leitura foi realizada.
A Enel Distribuição São Paulo reforça ainda que, após a retomada da leitura presencial, passou a oferecer aos consumidores a possibilidade de parcelar a conta em até 12 vezes sem juros. A companhia continua oferecendo a possibilidade de parcelamento das contas em aberto, agora em até 10 vezes, na própria fatura ou por meio do cartão de crédito.
Com a normalização do processo de leitura e faturamento, o número de reclamações por mês ingressadas no Procon-SP vem caindo mês a mês, desde agosto. Para efeito de comparação, o número de reclamações teve uma queda de 90,6% na comparação entre julho e outubro.
Nos meses de verão, é comum que os clientes aumentem o consumo de energia para manter o conforto e o bem-estar de seus lares e estabelecimentos comerciais. É comum, nesta época do ano, o uso mais intenso de ventiladores, climatizadores e ar-condicionados, que, ao mesmo tempo que aliviam a sensação de calor, elevam a demanda por energia, com impacto no valor final da conta de luz. Além disso, no final de 2020, a tarifa do mês de dezembro foi impactada pelo acréscimo da bandeira vermelha em patamar 2, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devido à queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas brasileiras.
Em relação ao atendimento, a companhia ressalta que oferece uma ampla de canais digitais para atender aos clientes, como o Aplicativo Enel SP: disponível para celulares e tablets Android (http://bit.ly/2VmOsIj) ou IOS (https://apple.co/2VpYh8q); o site https://www.eneldistribuicaosp.com.br/; WhatsApp Elena: (21) 99601-9608; Call Center: 0800 72 72 120, além das lojas físicas”.