Prefeito de São Bernardo foi oficialmente reconduzido ao cargo, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, após obter 67,28% dos votos no primeiro turno
Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
O prefeito reeleito de São Bernardo, Orlando Morando foi oficialmente reconduzido ao comando do poder Executivo durante solenidade de posse realizada na Câmara Municipal no último dia 1. Morando foi reeleito em primeiro turno, com 67,28% dos votos. A cerimônia também marcou a posse do vice-prefeito Marcelo Lima e dos 28 vereadores eleitos para a 18ª legislatura (2021/2024) – sendo 24 da base aliada ao prefeito. O evento foi presidido pelo vereador mais votado da cidade, Danilo Lima (PSDB).
Após a leitura do termo de compromisso para os próximos quatro anos e entrega de documentos, conforme protocolo regimental, o prefeito Orlando Morando fez discurso exaltando as principais conquistas de seu primeiro mandato, como a entrega do maior pacote de obras da história da cidade, entre hospitais, viadutos e corredores de ônibus, e os desafios superados por sua gestão desde 2017, como a pandemia do novo Coronavírus, a reformulação do contrato para coleta de lixo, a transformação do Museu do Trabalhador em Fábrica de Cultura e a quitação da dívida de R$ 200 milhões, em restos a pagar, herdada da última gestão.
“Acredito que superar todas estas dificuldades foi minha missão. Ao tomar posse para um novo mandato me sinto mais aliviado, mas sigo com a mesma responsabilidade. Tenho certeza que, com as contas sanadas, será mais fácil planejar a cidade. Hoje, estamos virando o ano com quase R$ 6 milhões em caixa. A cada morador de São Bernardo, aos que vivem, nasceram ou àqueles que trabalham ou estudam em São Bernardo, quero deixar a certeza que hoje inicio um novo mandato, com a mesma energia que comecei há quatro anos. Com a mesma disposição, coragem e respeito”, discursou Morando.
O prefeito também destacou os desafios do próximo mandato, como a geração de emprego e renda e o enfrentamento da pandemia, por meio da estruturação de um plano municipal para o recebimento da vacina contra a Covid-19. O planejamento inclui a organização de 100 pontos, entre UBS, escolas e tempos, para o trabalho de imunização da população assim que a vacina for disponibilizada aos municípios.
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Marcelo Lima também trouxe mensagem de esperança pela chegada da vacina e dedicou sua posse ao seu pai João Lima Fernandes, falecido em 2020. “Os desafios são muitos, mas vamos trabalhar para que São Bernardo siga avançando e no caminho certo”, disse. Ao final da cerimônia, os vereadores realizaram a eleição da mesa diretora para o biênio 2021-2022, que será composta por Estevão Camolesi (presidente) João Batista (vice-presidente), Fran Silva (1º secretário) e Eliezer Mendes (2º secretário).
PRÓXIMOS PASSOS – Iniciado nesta sexta-feira (01/01), o segundo mandato da chapa formada por Morando e Lima será marcada pela entrega de novo pacote de obras e serviços à população. Entre as próximas ações, previstas no plano de governo para 2021/2024, está a inauguração de dois novos hospitais, cinco novos viadutos, instalação de corredores de ônibus e de 1.000 novas câmeras de monitoramento, serviço de patrulhamento aéreo, criação de nova usina de biocombustível, criação do Programa Barreiras Eletrônicas nos acessos do município, implantação de 72 km de ciclovias e ciclofaixas, 430 km de vias pavimentadas, reforma e revitalização de 130 escolas, mais 12 escolas novas, programa Aprender Mais para reforço no pós-pandemia, entre outras medidas.