Entre janeiro e outubro deste ano, município reduziu de 68 para 47 quantidade de ocorrências com óbitos, na comparação com 2019
Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Levantamento divulgado nesta quinta-feira (19/11) pelo Governo do Estado de São Paulo mostra que São Bernardo reduziu neste ano em 31% o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito na cidade. De acordo com os novos dados da plataforma Infosiga, de janeiro a outubro, o município viu cair de 68 para 47 o quantidade de óbitos em vias municipais e estradas que cortam a cidade. É o menor número de óbitos para o período desde o início da série histórica, em 2015.
A queda do indicador, segundo o prefeito Orlando Morando, é resultado de série de investimentos para modernização do sistema viário do município, atrelado a execução campanhas educativas na cidade.
“Nos últimos quatro anos promovemos a inauguração de quatro novos viadutos na cidade, além de executar o recapeamento asfáltico de mais de 500 vias da cidade. Esses investimentos além de garantirem um sistema viário mais moderno, consequentemente, melhoraram o tráfego de veículos proporcionando assim mais segurança aos motoristas e pedestres da cidade”, pontuou o chefe do Executivo.
A criação de corredores exclusivos de ônibus, além da instalação de ciclovias e ciclofaixas em diversos pontos de São Bernardo, também são citados pelo prefeito como intervenções importantes que ajudaram o município a criar um trânsito mais seguro. Atualmente, o município conta com sete corredores de ônibus e mais de 10 quilômetros de vias para ciclistas. “Democratizamos o nosso sistema viário proporcionando mais rapidez aos usuários do transporte público e garantindo segurança aos ciclistas”.
MANUTENÇÃO – Por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a Administração municipal realiza ainda trabalho constante de manutenção de toda a sinalização de trânsito da cidade, com repintura de faixas de pedestres, limpeza de placas, recolocação de placas danificadas, instalação de semáforos e travessias elevadas, espalhadas por todas as regiões.