Microrreservatórios de drenagem estão localizados sob sete ruas do bairro
Foto: Divulgação/Semasa
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a limpeza dos microrreservatórios subterrâneos de águas pluviais na região da Vila Pires. Também conhecidos como piscininhas, os equipamentos são essenciais para combater os alagamentos em vias do bairro.
As piscininhas estão localizadas sob as ruas Caquito, Caravelas, Buri, Miguel Ângelo, Nossa Senhora de Lourdes, Imirim e Jericó e juntas têm capacidade para armazenar mais de 4.500 metros cúbicos de águas de chuva.
Até o momento, a equipe do Semasa já realizou a limpeza dos microrreservatórios das ruas Caquito, Caravelas e Miguel Couto, removendo quase 60 metros cúbicos de resíduos como terra, areia e sedimentos. A estimativa é finalizar a manutenção e limpeza nos demais equipamentos em 15 dias.
Por serem subterrâneas, os serviços são realizados com apoio do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura, que realiza a interdição das vias durante a execução dos trabalhos. A equipe da autarquia remove as grelhas de captação e realiza a limpeza mecânica e manual dos tanques, com raspagem de sedimentos e retirada do material que se encontra acumulado no local. Após, é feita ainda a lavagem com jato de alta pressão.
As intervenções nas piscininhas garantem a fluidez das águas pluviais, especialmente em dias de fortes chuvas. Com a aproximação do verão e, consequentemente, da época em que as precipitações se tornam mais frequentes, este tipo de trabalho é fundamental na cidade.
O Semasa, por meio de sua equipe de drenagem, mantém um cronograma de limpeza e manutenção de todos os equipamentos que compõem o sistema de águas pluviais de Santo André, como bocas de lobo, galerias, piscinões, rios e córregos. Assim como os piscinões, estes microrreservatórios da Vila Pires são responsáveis por reter a água da chuva antes de enviá-la ao córrego Guarará. Todo o cronograma pode ser consultado no site www.semasa.sp.gov.br.