Foto: Divulgação
Especialista explica quais são os sintomas ocultos da gravidez.
Existe um ditado popular que diz que toda mulher sabe quando está grávida. Isso até pode ser verdade, mas como ter certeza de algo que a mulher ainda não vivenciou?
Existem alguns sintomas já bem conhecidos, como enjoos e dores de cabeça, mas como explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, eles podem aparecer de várias maneiras e diferente para cada paciente. Geralmente, o primeiro sinal percebido é o atraso menstrual. “Claro, dependendo da sensibilidade da mulher, eles podem começar a ser notados de uma semana a 10 dias após a concepção. Com o passar do tempo, eles vão ficando mais intensos.”
Essas alterações ocorrem pelo aumento de dois hormônios: o HCG (Gonadotrofina coriônica humana) e a progesterona. A recomendação é fazer um teste de gravidez — seja de sangue, de urina ou mesmo de farmácia. O teste de sangue consegue detectar uma gravidez após 10 dias da concepção.
Conheça 7 sintomas de gravidez que (quase) ninguém sabe:
Sangramento: Um pequeno sangramento, chamado de nidação, ocorre durante a implantação do embrião no útero. Muitas mulheres podem confundi-lo com menstruação justamente porque, se houve fecundação durante o período fértil, esse sangramento pode acontecer no momento em que seria o início de seu novo ciclo menstrual.
Olhos secos: Há relatos de mulheres que tiveram sensibilidade à luz e até mesmo dificuldade de usar lentes de contato. Não é tão comum, mas muitas sentem, inclusive, um pequeno inchaço nas pálpebras, devido à maior concentração de estrógeno.
Sensibilidade nas mamas: A variação de hormônios durante a gestação também pode provocar sensibilidade, inchaço e dor na região das mamas. Este é também um sintoma muito comum durante a fase pré-menstrual, então vale a pena ficar atenta.
Falta de ar: A mulher pode se sentir mais cansada durante uma gravidez e chegar a ter falta de ar realizando atividades rotineiras. No início, isso acontece devido a alterações hormonais. Mas a partir do quarto ou quinto mês, a dificuldade de respirar ocorre devido à compressão do diafragma causada pelo aumento do volume abdominal.
Sono excessivo: Claro que este sintoma não deve ser levado em consideração de forma isolada, mas é muito comum.
Tontura: No início da gravidez, muitas mulheres podem sentir tontura, principalmente no período da manhã. Este sintoma é geralmente acompanhado por náuseas. Isso acontece porque a alteração dos níveis hormonais provoca uma alteração da pressão arterial da gestante.
Olfato aguçado: Segundo Mantelli, “cheiros e alimentos que ela gostava antes agora podem incomodar.”