Especialista alerta alguns cuidados básicos para evitar a transmissão da doença
Foto: Divulgação
O número de pessoas afetadas pelo Coronavírus está subindo cada vez mais. A falta de informação sobre a nova epidemia e os sintomas semelhantes ao de uma gripe comum, facilitam a transmissão e fazem com que a detecção seja ainda mais complicada.
Claudia Goldenstein Schainberg, médica especialista em reumatologia, revela alguns cuidados básicos que devem ser feitos para a prevenção da nova epidemia global. Confira!
Quais os cuidados básicos para se prevenir do Coronavírus? “O princípio para se prevenir de doenças como o Coronavírus, é se atentando a cuidados básicos de higiene que devemos fazer ao longo do dia. Manter as mãos sempre limpas e evitar de passá-las no rosto – seja para coçar os olhos ou o nariz – também anulam a chance de as gotículas da doença terem acesso ao nosso corpo. Fugir de multidões e colocar a mão na frente ao tossir, também diminuem as chances da transmissão”.
As máscaras de rosto contribuem para a prevenção? “As máscaras de rosto não contribuem para a prevenção. Pelo contrário, elas confinam as bactérias dentro daquele espaço e aumentam as chances de transmissão. Caso você esteja doente, a máscara ajuda na não transmissão, mas mesmo assim, faz com que o vírus não saia de você”.
Quando eu devo procurar ajuda médica? “É necessário procurar ajuda médica quando a febre começa a ficar descontrolada e a tosse seca se torna algo contínuo. Um clínico geral para avaliar o quadro e indicar os primeiros passos do tratamento, é o especialista mais indicado para se procurar”.
Existe alguma diferença na prevenção de acordo com a idade? “A prevenção é a mesma, independente da idade. A diferença é que no caso dos idosos, por exemplo, o sistema imunológico é mais frágil e muitas vezes, já possuem outras doenças, o que naturalmente facilita a contração de novas doenças”, finaliza a especialista.