Publicado por @PriscilaMortensen
O governo substituiu a pessoa responsável pela avaliação do impacto ambiental de agrotóxicos dentro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um dos três órgãos responsáveis pelo registro de pesticidas no país.
De acordo com nota no “Diário Oficial da União” da última sexta-feira (10), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sallesgoverno exonerou a servidora de carreira Marisa Zerbetto e nomeou a engenheira agrônoma e especialista em saúde ambiental Juliana Carvalho Rodrigues.
Segundo a assessoria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a exoneração “é uma decisão do presidente do Ibama em sua prerrogativa de trocar integrantes de sua equipe”.
Marisa ingressou no Ibama em 1988, é engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura da USP (Esalq) e estava no comando da Coordenação-Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas do Ibama desde maio de 2016, na gestão da então ministra Izabella Teixeira.
Juliana Carvalho Rodrigues, nova responsável pela avaliação de agrotóxicos no instituto, já trabalhou para o Ministério da Saúde e para a Fundação Nacional de Saúde como consultora em projetos voltados para analisar áreas contaminadas por pesticidas.
Foto: Ministério do Meio Ambiente