Publicado por @PriscilaMortensen
Os trabalhos devem durar cerca de dez dias. Um primeiro equipamento é colocado dentro do leito do curso d’água e faz a limpeza do canal, transportando os resíduos até uma ‘janela’. Neste local, uma retroescavadeira faz a remoção dos detritos.
A ação vai se concentrar no trecho fechado do córrego, entre a rua 24 de Maio e a avenida Santos Dumont. A limpeza mecânica do canal vai garantir melhor fluidez das águas pluviais, minimizando os riscos de alagamentos ou enchentes no entorno da Vila América, além de contribuir para o melhor funcionamento do piscinão do bairro.
Além da limpeza no córrego Guarará, outras duas equipes da autarquia atuam em serviços complementares em algumas ruas da região da Vila América, realizando o hidrojateamento das tubulações de águas de chuva e desobstrução de GAPs (galerias de águas pluviais). O Semasa também contratou uma empresa para realizar a filmagem das galerias do bairro para identificar possíveis obstruções e lançamentos irregulares de esgoto nestas redes.
Outro córrego que também passa por limpeza mecânica é o córrego Taióca (Jd. Las Vegas). Ali, o Semasa atua na limpeza do canal desde a semana passada. As equipes da autarquia também continuam realizando os serviços de capina, roçada e limpeza manual em outros cursos d’água do município, conforme cronograma anual. Em média, estes locais recebem seis ações anuais de capina e limpeza.
Texto e foto: PMSA