A região da Grande São Paulo deve ter fortes chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento na noite desta quarta-feira (13). A Defesa Civil emitiu um alerta para temporais que devem ocorrer do dia 13 até a sexta-feira (15).
Às 17h07 desta quarta, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) decretou estado de atenção para alagamentos na zona norte da capital paulista, onde chove nos bairros de Perus e de Brasilândia.
Segundo a Defesa Civil, nos próximos dois dias pode chover entre 55 mm e 95 mm na Grande São Paulo e em outras cidades no litoral e interior do estado (Registro, Baixada Santista, São José dos Campos, Litoral Norte, Campinas, Bauru e Presidente Prudente).
Ainda de acordo com o órgão, pode chover até 55 mm em Sorocaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Barretos e Franca.
Medidas para amenizar os efeitos dos alagamentos:
– Evite transitar em ruas alagadas;
– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Tendência para os próximos dias:
Segundo o CGE, na quinta-feira (14), o tempo muda com a propagação de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria. As chuvas mais significativas estão previstas para a tarde e a noite, e há potencial para chuva forte, rajadas de vento e formação de alagamentos. A temperatura deve variar entre 18°C e 25°C.
O tempo continuará chuvoso na madrugada e na manhã da sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. As precipitações variam de intensidade e o solo encharcado favorece a formação de alagamentos e deslizamentos nas áreas de risco. No decorrer da tarde, as instabilidades se afastam e não há previsão de chuva significativa. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.
Fonte: Agência Brasil
Foto: RODRIGO PIVAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 05.11.2019