Publicado por @PriscilaMortensen
Em mais uma ação que visa melhorar a Mobilidade Urbana de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando entregará, neste domingo (1°/9), a partir das 9h, o Viaduto da Praça dos Bombeiros. Responsável por ligar as avenidas Rotary e Luiz Pequini, o viário é atualmente o viaduto com maior extensão metálica em vão livre do País. São 93 metros de estrutura rodoviária sem qualquer coluna de sustentação, em projeto arquitetônico inovador.
Nesta semana, durante vistoria realizada no canteiro de obras do elevado, o chefe do Executivo acompanhou de perto os últimos trabalhos no viaduto, que possui 330 metros de extensão e 16 metros de largura, e promete aliviar o fluxo de veículos que circulam no sistema viário da região do Jardim Irajá, que dá acesso a cinco avenidas ramificadas da cidade. A vistoria foi acompanhada de perto pelo secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e engenheiros do projeto.
“Quando iniciamos essa obra ela não tinha praticamente nada, inclusive, estava com todas as vigas obstruindo o canteiro da Avenida Luiz Pequini. Cenário este que transformamos a partir de 2018 com a retomada da obra. Hoje o que vemos aqui é um elevado finalizado, sendo o viaduto com maior extensão metálica em vão livre do País, devido a presença de um piscinão na área debaixo do elevado, que a partir de domingo irá melhorar as condições de tráfego para quem mora Jardim Regina, Jardim Irajá, Saracatan, Vila São Pedro e bairro Ferrazópolis”, explicou o prefeito Orlando Morando.
INVESTIMENTO – Orçada em R$ 81,5 milhões, sendo R$ 42,4 milhões oriundos do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana, a construção do Viaduto da Praça dos Bombeiros teve suas obras retomadas pela Administração municipal em maio de 2018, após o projeto ser abandonado em 2015, pela antiga gestão.
A continuidade da construção só foi possível após o prefeito Orlando Morando captar novos investimentos para viabilização do projeto, por meio de empréstimo internacional obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Atualmente, a obra encontra-se com 98% dos serviços concluídos.
NÚMEROS – Ao todo, 150 trabalhadores participaram da construção do elevado. Durante a obra, foram utilizados 12.800 m³ de concreto para estruturas de fundações, pilares e vigas. O viário conta ainda com 38 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica.
FLUIDEZ – Com a liberação do viaduto, motoristas ganharão quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada pista, privilegiando a passagem do transporte público e fazendo a conexão com os futuros corredores exclusivos em obras na cidade.
“O viaduto irá reduzir os transtornos provocados nessa região, principalmente, para os motoristas que seguem em direção as avenidas Rotary, Luiz Pequini, Prestes Maia, e a Rua Tiradentes”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.
Texto e foto: PMSBC