Os Jogos Abertos do Interior (JAI), maior competição entre municípios da América Latina, acontecerão pela primeira vez na história em sede conjunta, sendo realizado concomitantemente em São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, entre os dias 15 e 26 de novembro.
O JAI está em sua 81ª edição e, numa parceria inédita com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, todas as cidades irão hospedar delegações, além de receber competições.
Destas sete escolas que servirão de alojamentos, seis receberão delegações fixas e duas serão coletivas. As seis delegações fixas são de Araraquara, Assis, Botucatu, Rio Claro, São Carlos e Tanabi.
A competição contará com aproximadamente 8 mil atletas participantes.
O presidente do Consórcio Intermunicipal e, também, prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, contou em entrevista que os prefeitos dos cinco municípios resolveram dividir a organização com o propósito de “diluir os custos envolvidos na promoção de um evento desta dimensão”. Ele ainda comentou o investimento do Estado de cerca de R$ 1,8 milhão e esclareceu que o custo para as cidades-sede varia de acordo com o tamanho da delegação e dos jogos realizados em cada local.