As obras iniciaram-se em novembro e devem ir até março de 2019. Ao todo, será pavimentada uma área de 197 mil m².
Crédito: Acácio Nascimento
O trabalho está sendo realizado pelo Programa Asfalto Novo e abrange desde a Avenida Castelo Branco até a Rua Almirante Pestana, o que resulta em uma extensão de 7 mil metros.
Segundo a prefeitura, até o momento, 20% do recapeamento está concluído.
O programa Asfalto Novo tem como novidade a qualidade superior no asfalto e mais cuidados durante a aplicação, o que resulta em maior durabilidade do recapeamento.
Ao contrário das ações anteriores, em que a recuperação era padronizada e uniforme, uma avaliação do pavimento existente por meio de levantamentos e inspeções permite a aplicação do asfalto adequado a cada via. Além disso, antes do programa, as intervenções de recape realizadas na capital contavam com soluções simples de fresagem em três centímetros de profundidade, seguida da aplicação da massa asfáltica. A ação era finalizada com a drenagem, que pode provocar defeitos como trincas generalizadas e afundamentos. Estudos também possibilitaram, ainda, a utilização de materiais diferenciados dos aplicados em anos anteriores, como revestimentos (capa asfáltica) com mistura asfáltica tipo SMA com polímero e fibra. Essa mistura é amplamente utilizada na Europa, em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, e apresenta vantagens como alta resistência à deformação permanente e à fadiga, maior vida útil e resistência a derrapagens. Mais de 265 km de vias já foram recapeadas na capital, como as avenidas Engenheiro Caetano Álvares (Casa Verde), Julio Buono (Vila Maria/Vila Guilherme), Maria Amália Lopes de Azevedo (Jaçana), e Braz Leme
(Santana/Tucuruvi), na Zona Norte. Na região Oeste as intervenções foram concluídas em vias como as ruas Guaicurus (Lapa), Francisco Matarazzo (Lapa), Tabapuã (Pinheiros), Augusta (Pinheiros) e na Avenida Europa (Pinheiros). As avenidas Aclimação (Sé) e Lins de Vasconcelos (Sé) foram recapeadas na região central. As avenidas João Dias (Santo Amaro), Jabaquara (Vila Mariana), Nazaré (Ipiranga), Interlagos (Capela do Socorro), Atlântica (Capela do Socorro), foram uma das vias da Zona Sul que receberam as intenções do programa Asfalto Novo. Na Zona Leste, as ações já foram concluídas nas avenidas Marechal Tito (São Miguel Paulista), Nordestina (São Miguel Paulista), Flamingo (Itaim Paulista), Afonso de Sampaio e Souza (Itaquera), Mateo Bei (Itaquera), entre outras.