Para celebrar o aniversário da cidade, a Prefeitura divulgou uma programação especial por conta da pandemia
Foto: Divulgação – Prefeitura de São Paulo
Fundada em 1554 por Padres Jesuítas, São Paulo não é somente uma das cidades mais populosas do mundo, mas também um dos principais centros
econômicos e culturais do Brasil. O município possui cerca de 12 milhões de habitantes que todo dia 25 de janeiro, comemoram o aniversário desta cidade.
Neste ano de 2021, São Paulo completa 467 anos. No entanto, por conta da pandemia da Covid-19, as comemorações serão diferenciadas. Portanto, a Prefeitura fará uma programação cultural sob o tema Memória, Consciência e Esperança. As atividades planejadas vêm para, além de celebrar a memória da cidade, homenagear vítimas da Covid-19, assim como os profissionais de saúde, verdadeiros heróis deste período, além de reforçar a conscientização da sociedade para com os cuidados de distanciamento social e, por meio da arte e da cultura, trazer esperança e confiança em dias melhores, agora reforçadas pela chegada da vacina.
Para divulgar a programação do aniversário da cidade, a Prefeitura divulgou o seguinte texto: “Num momento tão delicado pelo qual passamos, a cultura tem um papel simbólico muito relevante na vida de todos. Mas é importante ressaltar que a celebração não diminui a atenção que a população deve ter com os cuidados com a prevenção do contágio. Por isso, a programação do Aniversário deste ano foi construída a partir de ações de intervenção espalhadas pela cidade que não estimulem a aglomeração e que possam ser contempladas pelas pessoas pela cobertura da imprensa e, principalmente, on-line.
No universo digital, uma agenda com mais de 40 atividades das mais diversas áreas culturais que serão exibidas nas redes sociais de centros culturais, casas de cultura e bibliotecas geridas pela SMC. Um recorte da diversidade paulistana com shows de rap, samba, rock, MPB, apresentações teatrais para adultos e crianças, de dança, contação de histórias, discussões sobre questões indígenas e até mesmo uma exposição virtual sobre a história do circo. Num movimento para a democratização da leitura, a partir das 10h, haverá também distribuição de exemplares de Macunaíma, de Mário de Andrade, em cinco bibliotecas do município: Vicente de Carvalho, Cora Coralina, Prestes Maia, Pedro Nava e Érico Veríssimo”
Para saber mais sobre a programação do aniversário de São Paulo, acesse: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/aniversario-da-cidade-sao-paulo-comemora-467-anos