Iniciativa será coordenada pela psicóloga, palestrante e escritora Maria Angélica Amarante dos Anjos
Texto e foto: Assessoria de imprensa
Após nove anos de um intenso trabalho em prol da adoção de crianças e adolescentes, a página Anjos da Guarda – Serviços de Apoio à Adoção se tornará um grupo de apoio à adoção presencial. Os encontros acontecerão mensalmente, sempre no primeiro sábado de cada mês, em espaços públicos da cidade de São Bernardo do Campo. E o primeiro deles já acontecerá no próximo sábado, 06 de abril, a partir das 13h, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo.
O projeto, totalmente gratuito, é coordenado pela psicóloga, palestrante e escritora Maria Angélica Amarante dos Anjos, que após se tornar mãe pelas vias da adoção, abraçou bravamente a causa e vem conquistando espaço como uma apoiadora e influenciadora do tema no Brasil.
O desejo de criar este grupo com encontros presenciais sempre esteve no coração de Angélica, que após o encerramento das atividades de um outro grupo de apoio à adoção, decidiu tomar a frente da iniciativa. “Nosso objetivo é prestar acolhimento necessário aos adotantes. Por ter trilhado este caminho, reconheço a necessidade dos adotantes em terem cada vez mais uma rede protetiva ao seu redor para que os processos de adoção sejam bem sucedidos e as famílias sejam constituídas com segurança e tranquilidade. Inicialmente, nosso público-alvo serão os que estão em processo de habilitação, os que já se habilitaram e os que já estão com os seus filhos. Todas essas fases têm as suas demandas específicas. Acolheremos também os familiares dos que estão no processo de adoção e pessoas interessadas no tema”, comenta a psicóloga.
Sobre a abordagem, Angélica destaca que será diversificada entre palestras e partilhas. Dentre os temas estão: motivação para adotar, preconceitos, o que fazer no tempo de espera, aspectos jurídicos, tipos de adoção, os grupos de apoio à adoção no Brasil, perfil e realidade, a idealização do filho, as 3 fases principais da adoção, crianças e adolescentes LGBTs, herança genérica x herança cultural e outros. “Inicialmente, iremos fazer com que os participantes se questionem sobre quais são as suas motivações para iniciar um processo de adoção. Estaremos atentos às necessidades do grupo para a organização dos temas de maior interesse”, explica.
Sobre os convidados, a psicóloga diz que serão diversos, inclusive grandes personalidades do universo da adoção, que irão trazer informações muito importantes aos integrantes do grupo. “Estamos fazendo contatos para convidar pessoas que adotaram ou que foram adotadas para nos trazer os seus depoimentos, sempre muito enriquecedores. Desejamos apresentar aos participantes um momento agradável, motivador e cheio de conteúdo para facilitar a sua jornada adotiva”, complementa.
A esperança e a vontade de transformar a vida de crianças e adolescentes que estão nos abrigos a procura de um lar motivam Angélica a alçar voos cada vez mais altos. A iniciativa do grupo de apoio presencial é apenas um dos sonhos que se tornaram realidade, mas a psicóloga pretende conquistar muito mais. “Iremos incentivar a participação dos membros do grupo, de forma que uma boa parte dos integrantes se tornem ativos do movimento da adoção no Brasil. A adoção de crianças e adolescentes precisa ser um tema sempre em pauta em nossa sociedade. Pretendo também, futuramente, em conjunto com outros GAA’s de nossa região, sediar um ENAPA, que é o encontro nacional dos grupos de apoio à adoção do Brasil”, comenta.
No entanto, a psicóloga está em busca de apoiadores e incentivadores. “O nosso grupo é um movimento social sem fins lucrativos, e por isso precisamos de apoio financeiro para desenvolver e ampliar as nossas atividades. Recursos externos serão bem-vindos para diversas finalidades, tais como: materiais de uso, ajuda de custo para os palestrantes de outras localidades, ampliação da biblioteca circulante e confecção de camisetas do grupo. Podemos negociar a divulgação da marca dos patrocinadores em nossas camisetas, faixas e demais materiais”, comenta Angélica.
Serviço
Encontros presenciais – Anjos da Guarda Serviços de Apoio à Adoção
1º encontro – Sábado, 06 de abril
Horário: 13h às 16h
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Kara, 105 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP
Para mais informações, entre em contato pelo whatsApp: (11) 97257-5660
Os demais encontros estão previstos para os dias 04/05, 01/06, 13/07, 03/08, 14/09, 05/10, 09/11 e 07/12.