Decisão foi tomada devido ao andamento do processo licitatório para concessão do sistema de transporte público municipal
Texto: Daniel Macário
Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou na última segunda-feira (06/01) o congelamento da tarifa de ônibus municipais em 2020. Com a decisão, a custo da passagem em vigor atualmente, no valor de R$ 4,75, não sofrerá nenhuma alteração ao longo do ano, beneficiando assim, cerca de 250 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte público da cidade.
A decisão, segundo o chefe do Executivo, foi motivada devido ao andamento do processo licitatório para nova concessão do sistema de transporte público. “O edital que lançamos apresenta às empresas interessadas que a atual tarifa do município é R$ 4,75, o que nos permite manter este valor ao longo deste ano, sem reajuste”, explicou o prefeito.
Publicado em dezembro, o edital para nova concessão prevê série de melhorias no sistema, entre elas a substituição gradativa dos atuais veículos a diesel para modelos híbridos e elétricos, cuja tecnologia permitirá a redução da emissão de poluentes na cidade.
SISTEMA – Composto por uma frota de 423 veículos, divididas em 68 linhas municipais, o transporte público de São Bernardo foi apontado no ano passado como o melhor entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, segundo a Pesquisa INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).
Considerado uma das prioridades da atual gestão, o setor tem recebido série de investimentos da Administração municipal. Desde 2017, a Prefeitura já realizou a entrega de dois novos corredores exclusivos de ônibus (João Firmino e Alvarenga), além do terminal Grande Alvarenga. Para este ano, a Prefeitura prevê ainda a inauguração do Terminal Batistini.
Na atual gestão, a frota de ônibus municipal também recebeu 105 novos veículos. Todos os veículos contam com itens acessibilidade, conexão wi-fi, ar-condicionado, tomadas USB, TV a bordo e nova comunicação visual. No período foram reformados ainda 1.276 abrigos das paradas de ônibus da cidade, incluindo, a instalação de nova iluminação.
GRATUIDADE – Além de garantir o congelamento da tarifa, a Prefeitura seguirá contemplando parcela dos usuários do sistema com o benefício da gratuidade para o transporte público municipal. A medida, conforme previsto em lei, é concedida atualmente para estudantes, aposentados, pensionistas, idosos (a partir de 60 anos), portadores de deficiência física ou mentais e um acompanhante (se necessário).